Propriedades rurais precisam estar inscritas no CAR

Novamente, o governo federal, por meio do Decreto 9.395/2018, prorrogou o prazo para os proprietários rurais fazerem sua inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) até o final do ano, unicamente para posses ou propriedades rurais com até quatro módulos fiscais que desenvolvam atividades agropastoris. O cadastramento desses imóveis atingiu apenas 15% de adesão.

O CAR foi introduzido pelo novo Código florestal, em 2012. A inscrição é obrigatória para as propriedades e posses rurais com o objetivo de integrar informações ambientais, constituindo uma base de dados para monitoramento e segurança das áreas ambientais. O CAR tinha inicialmente previsão para ser encerrado em maio de 2015, mas vem sendo prorrogado ano a ano.

O Cadastro no CAR é condicionante para inscrição no Programa de Regularização Ambiental (PRA), no âmbito dos órgãos ambientais dos Estados, que também vêm sendo protelados. Desse cadastramento dependem as adequações aos passivos ambientais, como o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) e o Projeto de Recomposição de Áreas Degradas e alteradas.

Fonte: Boletim Ambiental.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

💬 PARTICIPE de nossos grupos de discussão aqui  >>

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

Lenah Sakai

Fundadora da Aware Alliance, é generalista em ESG+ mantendo prioridade à solidez organizacional. Adotou o minimalismo para o consumo consciente com foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor e o mais eficiente impacto social (por combater a pobreza e por criar soluções da sociedade para a sociedade), contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *