ESG: Aprenda com 5 Casos de Fracasso

AVISO: ao ler esse livro, sua bolha ESG irá estourar e não tem como retroceder

LIVRO DIGITAL

O ESG deturpou a gestão. Descubra onde está o erro.

Acesse ANÁLISES INÉDITAS de armadilhas que o próprio ESG criou. São +15 armadilhas de gestão e +60 INSIGHTS de CASOS REAIS. Seja sábio e aprenda com o erro dos outros. Clique no botão agora e descubra O QUE NÃO TE CONTARAM sobre o ESG.

Adquira o e-book e conheça
a DICA DE OURO do ESG

Combata o amadorismo, perca a ingenuidade e destaque-se profissionalmente. Com a dica de ouro do ESG, você vai evitar a maior parte dos erros de gestão. Acesse 5 casos + 1 bônus totalizando 6 casos recentes ao longo de +40 páginas (no padrão ABNT). Clique no botão e conheça o ESG DA SOLIDEZ ORGANIZACIONAL agora!

  • Análises inéditas de casos reais para você ficar por dentro do contexto atual de gestão ESG.

  • Linguagem simples, leitura fácil e direto ao ponto. Não é um livro técnico.

  • Entenda de uma vez por todas a confusão entre Sustentabilidade Empresarial e ESG (página 24).

  • Descubra por que não importa a quantidade de práticas ESG (página 149).

  • O que quase ninguém entendeu: porque o ESG pode inflar os valores empresariais (página 154).

  • A verdade sobre o ESG. Evite cair em um mercado manipulado (página 41).

  • 5 casos de fracasso e 1 caso bônus de sucesso para você não cometer os mesmos erros e se destacar no mercado.

  • Acesse uma degustação da ferramenta ESG+ express em live da EMBRAPA (página 176).

  • Descubra por que más práticas ESG se tornaram quase mortais para as organizações.

  • + 15 armadilhas de gestão para você ficar esperto e aprender a agir com cautela.

  • Entenda a prática Cavalo de Tróia e pare de cair nessa armadilha de forma definitiva (página 80).

  • Descubra crenças populares que se provaram erradas no ESG. Elas podem mudar suas percepções para sempre (página 138 e 144).

  • Descubra o que poucos sabem e quase ninguém aplica: por que pecamos na prática fundamental de checagem de informações (página 138).

  • + 65 insights para você aprimorar seu conhecimento em negócios e mercado.

  • São 70 páginas (padrão ABNT) de pura análise ESG, sem enrolação ou “encheção de linguiça”.

  • SAIA DA CAIXA com 3 artigos relevantes e gratuitos recomendados ao longo do e-book.

  • + 80 fontes de informações para você conferir de onde os pontos foram ligados.

  • Descubra qual o pé mais importante do tripé ESG (página 100 e 158).

  • Entenda a razão pela qual você NUNCA deve ignorar a DICA DE OURO DO ESG (página 159).

  • Saiba qual a prática mais prejudicial do ESG (página 163).

  • Saiba o que você não vai encontrar em nenhum curso: o futuro do ESG em metodologia e ferramenta (página 166).

Observação: As páginas indicadas acima se referem ao e-book na versão desktop.

APOIE

O valor arrecadado será destinado à Aware Alliance

www.awarealliance.org

A Aware Alliance é uma iniciativa INDEPENDENTE e SEM FINS LUCRATIVOS com foco em fomentar o ESG+. Vem sendo forjada desde 2014, com o objetivo de fortalecer práticas empresariais responsáveis. Hoje conta com conceito e ferramentas para fazer um TRABALHO DE COMUNIDADEnortear as práticas mais sustentáveis e fortalecer a solidez organizacional. Compre o e-book e adicione essa iniciativa em seu legado.

"É daqueles e-books que num primeiro contacto sugere a tentação de poder ser lido num só folego. Mas quando a pessoa começa a ler, percebe que necessariamente precisa de fazer pausas para refletir e interrogar-se. Com uma narrativa dinâmica e essencial, a Lenah Sakai mostra erros e apresenta soluções para o ponto que pode ser de força ou de fraqueza na gestão: a governance. No início da leitura, a sigla ESG tem algo de mistério com algo assustador, já que logo no início fica-se com a ideia clara de que as “falhas na execução do ESG gera perdas gigantescas às organizações”. É um e-book para ser lido e relido e serve para qualquer organização humana. Está de muitos parabéns a Lenah. Como gosto de dizer e repetir: é mais fácil passar uma jornada no deserto a carregar pedras, do que escrever um parágrafo objectivo, claro e facilmente compreensível para a outra pessoa, sobretudo quando se trata de um assunto novo."
Frei Hangalo
Ordem dos Frades Menores Capuchinhos Responsável do Departamento de informática da Cúria Geral em Roma

ALINHAMENTO DE EXPECTATIVAS
mensagem da autora

Escrevi esse e-book com o objetivo de trazer à tona falhas na execução do ESG. Eles estão gerando perdas gigantescas às organizações e, principalmente, às pessoas envolvidas. Os impactos que deveriam ser positivos, acabam se tornando quase mortais às organizações.

E, para piorar, semana após semana, leio notícias dos mesmos erros sendo cometidos por empresas diferentes. Isso me deixa ‘nervosa’, no sentido de: ‘preciso fazer algo a respeito’. Então, além de escrever artigos, fazer vídeos, palestras, eventos e criar ferramentas, trabalhei em um conteúdo escrito e organizado.

A ideia é invocar o conhecimento e a experiência que acumulei com startups, negócios e investimentos para compartilhar com a comunidade. Espero contribuir com meus colegas empreendedores, investidores, gestores, técnicos, consultores e quaisquer interessados.

Atenção, você que chegou aqui por indicação de alguém, não sei o que estão falando do livro, mas só posso garantir o que detalhei nesta página, ok?

O livro é de fácil leitura, possui linguagem simples, pragmática e sem enrolação. A ideia não é oferecer um conteúdo técnico, e, sim, mais fluido. O gestor ESG deve ser como um clínico geral, que analisa o todo para depois demandar dos especialistas de cada área. 

Aos meus colegas investidores, aqui foquei mais nas práticas de gestão e menos em análises financeiras. Lembremos que é por meio das práticas que podemos gerar valor e identificar o sentido de condução das empresas.

Mas me atenho à realidade de mercado. O importante é entender o que está acontecendo e os resultados. O que alguém ‘acredita’, o que ‘deveria’ acontecer ou o que ‘escreveram’ no papel são meras especulações. O papel aceita tudo e palavras até papagaios falam.

E, diferente do que vem sendo dito, o ESG não necessariamente gera apenas mais gastos. Eles podem e devem gerar receita, produtividade e mais competitividade.

Por isso, além dos 5 casos de fracasso, coloquei um caso de sucesso bônus para vocês. Nele é possível degustar práticas responsáveis que geram real valor e fortalecem a solidez organizacional. Já é um aquecimento para um próximo e-book de casos de sucesso. Aguardem!

E, para finalizar, dedico o valor arrecadado com esse e-book à Aware Alliance, nossa iniciativa independente e sem fins lucrativos de fomento às práticas organizacionais responsáveis. 

Com trabalhos iniciados desde 2014, a inovação foi amadurecendo e hoje conta com conceito e ferramentas próprias de apoio às suas atividades. 

A essência é causar uma grande transformação nas condições de vida global a partir das maiores impactadoras do planeta, as organizações (empresas com ou sem fins lucrativos, privadas ou governamentais).

Agradecemos a todos que estão colaborando e fazendo parte dessa causa.

Obs. técnicas: 

– Para facilitar a leitura, principalmente, daqueles que possuem dificuldade visual, não sigo os padrões editoriais. O e-book possui dois formatos, ambos em PDF. Um para desktop/tablet e outro para smartphones. 

– As fontes de informação seguem ao final de cada capítulo.

– Para referir à minha pessoa, muitas vezes utilizo o pronome no plural. Isso reflete o conhecimento que construí em conjunto com meus parceiros.

– O e-book poderá receber correções e atualizações. Novas versões serão disponibilizadas para download gratuitamente para todos que já o adquiriram. Avisaremos em nossa newsletter.

Bom proveito!  

Lenah Sakai 

Autora: LENAH SAKAI

Ex-atleta, minimalista e empreendedora. Fundadora do Green Business Post, acumulou +10 anos de experiência em negócios e sustentabilidade. 

Co-criou o QUENVA, uma ferramenta de análise de startups e negócios. Inspirada nela, criou o ESG+ pro e ESG+ express, ferramentas que norteiam as boas práticas.

Co-fundou o(a): Cultura Empreendedora, Ignitions – holding de startups, Angel Investors League, DIRIAS – 1ª associação do direito digital do Brasil, ABICANN – 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

Está gestora de uma rede de +5 milhões de pessoas do ecossistema empreendedor nacional e internacional.