Prêmio FIEB procura empresas baianas com práticas de sustentabilidade[ 2 min ]

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia, em uma ação do seu Conselho de Sustentabilidade, convida as empresas baianas a inscreverem suas práticas socioambientais na 12ª Edição do Prêmio Fieb, com o objetivo de contribuir para fortalecer a imagem da indústria baiana sustentável. Essa ação é um exercício de transparência e engajamento com as partes interessadas. Serão premiados:

  • Sindicatos que ocuparem os dois primeiros lugares como reconhecimento pela ação indutora de sustentabilidade junto às suas associadas.
  • Empresas que ocuparem os dois primeiros lugares em cada modalidade como reconhecimento pela atuação sustentável.

Objetivos específicos do prêmio:

  • Difundir práticas de gestão e tecnologias sociais que traduzam melhoria de desempenho socioambiental.
  • Destacar os esforços direcionados à utilização de tecnologias limpas para otimização de processos  produtivos.
  • Disseminar os princípios do desenvolvimento sustentável.

Os Cadastros das práticas poderão ser feitos no portal FIEB, de acordo com as Modalidades a seguir:

Modalidade 1: MICRO/PEQUENAS
Iniciativas que contribuam para a melhoria do desempenho socioambiental. Ex: Práticas de Gestão e Tecnologias Socioambientais.

Modalidade 2: PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
Iniciativas de interação com as partes interessadas que contribuam para melhoria da qualidade de vida e ambiental. Ex.: Programas de inserção social, educação ambiental, qualidade de vida, desenvolvimento local, geração de emprego/renda, valorização de patrimônio histórico e cultural.

Modalidade 3: PRÁTICAS DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAIS
Iniciativas direcionadas ao fortalecimento da gestão sustentável da organização. Ex.: governança (ética e transparência, etc), desenvolvimento da cadeia de valor, certificações, pactos.

Modalidade 4: TECNOLOGIAS AMBIENTAIS
Tecnologias adotadas na indústria que promovam melhoria de desempenho com foco nos principais aspectos ambientais das atividades produtivas.
ÁGUA E EFLUENTES LÍQUIDOS – Tecnologias que visam aumentar a eficiência do uso da água, melhorar a qualidade, e promover o consumo racional (reuso e reciclagem) e desenvolvimento de tecnologias de processo objetivando à redução de poluentes na fonte geradora.
RESÍDUOS SÓLIDOS – Tecnologias que contribuam para minimizar a geração de resíduos e proporcionar a adequada coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destinação final; práticas de reciclagem/reuso.
EMISSÕES E ADEQUAÇÕES ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS-Tecnologias com foco na melhoria da qualidade do ar, por meio da redução de emissões e uso de alternativas de energias renováveis.

As empresas interessadas deverão acessar o Portal Assessoria Fieb Online, disponível no site da Fieb, clicar em Responsabilidade Social/Banco de Práticas Sustentáveis da Indústria Baiana em “Serviço”, e registrar o nome das práticas que concorrerão ao Prêmio. As inscrições foram prorrogadas até 09 de Novembro de 2018.

Saiba mais! Acesse o Regulamento.

Adaptado de: EcoDesenvolvimento.

[amazon_link asins=’8576089688,8502050672,B01FI09ILS,8527503557,8547208305,B075ZCW2P4,8535235655,B00ZPKUA00,8520432204,8522467552′ template=’ProductCarousel’ store=’green-business-post-20′ marketplace=’BR’ link_id=’4715f3f1-dbb3-11e8-b0c3-a94188c933a1′]

Se estamos lhe agregando de alguma forma, apoie a profissionalização do canal. Faça um pix de qualquer valor para pix@greenbusinesspost.com e mantenha o nosso time empenhado na geração de novos conteúdos.

Click Here
Newsletter
Faça como 350 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos! Inscreva-se aqui!!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

🫶 APOIE: ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

💪 PARTICIPE das discussões sobre ESG+ no Facebook.

Lenah Sakai

Ex-atleta, green fellow (vegetariana, minimalista), trabalhando duro para tornar as organizações, os maiores impactadores do planeta, mais responsáveis. Formada em administração pela PUC-SP, há +10 anos atua em negócios e sustentabilidade. Fundadora do Green Business Post, co-fundadora da Ignitions Inc., do movimento Cultura Empreendedora, do DIRIAS, 1ª associação de direito digital do Brasil e da ABICANN, 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil. Hoje é gestora de uma rede de 5 milhões de pessoas do ecossistema empreendedor nacional e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *