Manifestação contra a retirada de ciclofaixas

Toda última sexta-feira do mês ocorrem bicicletadas em cidades do mundo todo, promovidas pelo coletivo Massa Crítica. Em São Paulo, essas bicicletadas saem da praça do ciclista, que fica na Av. Paulista esquina com a Rua da Consolação.

Esta sexta-feira, dia 31 de Agosto de 2018, promete reunir muita gente em São Paulo, pois foi convocada uma manifestação contra a retirada de ciclofaixas. Há dez dias, um ciclista foi atropelado na rua Vergueiro, pouco dias após a remoção da ciclovia que existia junto ao canteiro central. E este não foi um caso isolado. Dados oficiais do governo estadual mostram que ouve aumento no número de ciclistas mortos nos primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado, de 2017.

Manifestação: Vai ter ciclovia 2.0

A bicicletada deste mês está sendo convocada pelo Mobilize e foi batizada de “Vai ter ciclovia 2.0” em referência à manifestação com o mesmo nome que reuniu mais de 10 mil pessoas em março de 2015. Nesta sexta, a concentração começa às 18h e a saída está para às 20h30.  Quem não tem bike, pode ir de skate, patinete, cadeira de rodas ou a pé mesmo.

Manifestacao-bicicletada-ciclovias-Sao-Paulo
Manifestação de 2015 pedia a continuidade da estrutura cicloviária. Mobilização essa que surtiu efeito. Foto: Silvia Ballan

Motivo

Segundo William Cruz, do canal, Vá de Bike, quem pedala em São Paulo já percebeu faz tempo o que está acontecendo com as estruturas de proteção ao ciclista: são removidas sem nenhum aviso, algumas para não mais voltar, ou são destruídas com consentimento e omissão da prefeitura. Na Vergueiro, a remoção da ciclovia causou um atropelamento, forçando a prefeitura a implantar às pressas uma sinalização temporária – medida que deveria se repetir em TODAS as ciclovias que estão sumindo debaixo do asfalto novo. Ele convoca todos que se preocupam com essas situações de perigo, todos que querem que as ciclovias sejam melhoradas e expandidas, todos que tem uma pessoa querida que usa a bicicleta, ou que gostaria de pedalar, mas ainda não sente segurança nas ruas para isso para participar dessa manifestação.

Segundo o Massa Crítica SP, em 2015, quando as ciclovias estavam sendo construídas, o Ministério Público entrou com uma liminar solicitando a paralisação das obras e a retirada da ciclovia da Av. Paulista. Feita a bicicletada com mais de 12 mil ciclistas, a liminar foi revogada na mesma noite.

Cartazes e faixas

Apoiadores da manifestação pedem que participantes tragam seus cartazes e faixas, para facilitar a transmissão de mensagens através das fotos veiculadas nas mídias. Eles sugerem frases como:

#VaiTerCiclovia + ciclovias – mortes
Devolvam nossas ciclovias Ciclovias salvam vidas
Ciclovidas Ciclovias protegem nossas crianças
Ciclovia na periferia Não brinquem com nossas vidas
Ciclovia sim Nenhum cm a menos
Mais ciclovias Minha vida vale + que um carro parado

Depoimentos de participantes da manifestação de 2015

Fonte: The Political Diary.

[amazon_link asins=’B078XJV4NM,B0779M2L2Q,B07BZJXRMF,B07C8KYG1Y,0857623974,B076X6ZZSQ’ template=’ProductCarousel’ store=’green-business-post-20′ marketplace=’BR’ link_id=’9289fcfb-aca8-11e8-9541-c392f239aa0c’]

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comment!x