Como funciona a sustentabilidade empresarial? 3 passos para começar agora![ 3 min ]

Não sabe como começar na sustentabilidade empresarial? Suspeita que não basta copiar o que todo mundo está fazendo? Você está no lugar certo.

Por Lenah Sakai | 22 junho 2022 |Collaborative Progress Licenseª .

A convite do atual presidente da ACI – Associação Comercial e Industrial de Montenegro e Pareci Novo (RS), João Batista, participarei da live da ACI para compartilhar com vocês meu conhecimento sobre: Como levar a sustentabilidade para a sua empresa.

O tema é muito relevante, afinal, a sustentabilidade empresarial beneficia os negócios. Diferente de achismos que circulam, a adoção de práticas mais responsáveis resultam em melhor performance empresarial.

Segundo estudo de Robert Eccles, professor da Harvard Business School, empresas que adotam práticas mais responsáveis, seja no âmbito social, ambiental e em governança, obtém melhores resultados empresariais.

Em sua publicação acadêmica, ele descreve que acompanhou a performance de 180 empresas nos EUA. Ao longo de 18 anos, elas adotaram, voluntariamente, boas práticas de sustentabilidade empresarial e seus resultados foram superiores a 90 empresas que quase não tiveram nenhuma preocupação com os problemas globais e as futuras gerações.

Para instigar a comunidade antes da live, já compartilho aqui 3 PASSOS básicos de como começar a jornada da sustentabilidade empresarial. Dessa forma, podemos responder possíveis dúvidas durante o evento.

Aos que chegarem aqui depois da live, a gravação será disponibilizada ao final deste artigo.

Então, vamos lá?

1º passo: O que você vende?

Qual a principal atividade que sua empresa exerce? O que sua empresa mais vende?

Seu primeiro passo para adotar práticas sustentáveis deve estar diretamente ligada à atividade foco da sua empresa. Seu negócio precisa, primeiramente, se sustentar para então fazer mais por outros.

[PERIGO] Calma, não pule essa parte! Mesmo que você já sabe disso, preciso te alertar: no mercado vemos inúmeras companhias adotando práticas de forma aleatória e isso pode ser um PERIGO!

Ao ignorar a atividade fim da empresa, o time estará fugindo do que foi treinado e capacitado. As chances de cometer erros aumentam.

E você já sabe, se cometer erros na área, principalmente, ambiental, sua empresa pode acabar sendo acusada de “greenwashing”. Por isso coloquei esse primeiro passo. Comecemos com o feijão com arroz. Deixe as boas práticas da moda de lado e foque no seu negócio.

2º passo: Por que seu cliente compra de você?

O segundo passo foca direto no cliente e a sustentabilidade empresarial deve auxiliar na estratégia do negócio.

Por que o seu cliente compra de você?

  1. Preço baixo
  2. Confiabilidade
  3. Qualidade
  4. Impactos positivos no meio ambiente
  5. Por sua empresa patrocinar atividades culturais e esportivas

Lembrando, seja realista nesse começo. Se o cliente só compra de você pelo preço, foque nisso, não tem nada de errado. Você vai causar bons impactos ao focar em reduzir custos e desperdícios.

Nesse começo é crucial que você foque, foque e foque no comportamento do cliente. Então, 🦭, seja realista.

3º passo: Venda mais com sustentabilidade empresarial

Descobriu por que seu cliente compra de você? Então, agora é hora de listar tudo aquilo que você pode fazer para melhorar esse motivo.

DÊ MAIS MOTIVOS para seu cliente continuar comprando de você!

Como assim??

Veja aqui alguns exemplos de práticas mais responsáveis. Se seu cliente compra de você porque:

  1. Seu preço é baixo: Você deve encontrar formas de cortar os custos de seu produto/serviço com práticas responsáveis para aumentar a margem de lucro, mantendo o preço competitivo. Você pode substituir materiais por outros mais sustentáveis e baratos; fazer parceria com outras empresas para, em conjunto, comprar mais barato do seu fornecedor; reduzir desperdícios ao longo das atividades etc.
  2. Ele confia em você: Como aumentar ainda mais essa confiança? Como agradecer seu cliente por essa confiança? Você pode aumentar a transparência do seu trabalho; melhorar a comunicação com seu cliente; sempre cumprir com entregas e, se falhar, corrigir o erro e entregar algo a mais para encantar o seu cliente etc.
  3. Você é engajado na causa ambiental: Você deve comunicar melhor essas boas práticas em suas redes sociais, site, descrição de produto/serviço; investir em certificações e exibi-las etc.

Percebeu que a sustentabilidade empresarial trabalha em favor do seu negócio?

Resumo

Então, vamos recapitular rapidamente. Para iniciar a sustentabilidade na sua empresa você deve:

✅ Olhar para o que sua empresa mais vende;
✅ Descobrir porque seus clientes compram o que você mais vende;
✅ Dar mais motivos para seus clientes continuarem comprando de você, utilizando de boas práticas para os impactos ambientais, sociais e em governança.

Precisa de ajuda?

Não está vendendo como gostaria? Não sabe por que seus clientes compram de você? Não sabe como dar mais motivos para continuarem comprando da sua empresa?

Conte com o meu apoio para analisar o seu negócio. Disponibilizamos planos a partir de 8 horas, no qual você poderá receber soluções personalizadas para a sua empresa.

Submeti à avaliação da Lenah, que executou análise do modelo de negócio com amplitude surpreendente!
Seria bem legal que todos pudessem ter este feedback construtivo, poupando esforços e recursos tão importantes.

Cesar Kawamura, fundador da Ohquidea

Como funciona o serviço:

  1. Após contratar a consultoria, entraremos em contato para iniciarmos o trabalho.
  2. Levantamento: vamos descobrir as suas necessidades.
  3. Diagnóstico e solução: formalizaremos as descobertas e organizaremos as soluções apresentadas em um relatório.
  4. Apresentação: caminhos serão apresentados para que sua empresa possa atingir novos patamares.

Imagem: Jukan Tateisi on Unsplash.

Se estamos lhe agregando de alguma forma, apoie a profissionalização do canal. Faça um pix de qualquer valor para pix@greenbusinesspost.com e mantenha o nosso time empenhado na geração de novos conteúdos.

Click Here
Newsletter
Faça como 350 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos! Inscreva-se aqui!!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

🫶 APOIE: ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

💪 PARTICIPE das discussões sobre ESG+ no Facebook.

Lenah Sakai

Ex-atleta, green fellow (vegetariana, minimalista), trabalhando duro para tornar as organizações, os maiores impactadores do planeta, mais responsáveis. Formada em administração pela PUC-SP, há +10 anos atua em negócios e sustentabilidade. Fundadora do Green Business Post, co-fundadora da Ignitions Inc., do movimento Cultura Empreendedora, do DIRIAS, 1ª associação de direito digital do Brasil e da ABICANN, 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil. Hoje é gestora de uma rede de 5 milhões de pessoas do ecossistema empreendedor nacional e internacional.

One thought on “Como funciona a sustentabilidade empresarial? 3 passos para começar agora!

  • junho 27, 2022 em 10:45 pm
    Permalink

    Ótimo conteúdo, uma luz para aqueles que desejam começar a interagir com temas relacionados a sustentabilidade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *