AgronegócioInternacionalNotícias

Agricultura 100% orgânica: o caso do Sri Lanka

A agricultura orgânica é amplamente considerada como uma solução ecológica e sustentável. As experiências do Sri Lanka mostram que a realidade é muito mais complicada.

Por: Redação | Green Business Post | 05 maio 2022 | Atualizado em 20 fev 2023.

A agricultura 100% orgânica é uma ideia que vem ganhando popularidade nos últimos anos. Essa abordagem enfatiza o uso de métodos sustentáveis e naturais na produção de alimentos, evitando o uso de pesticidas e fertilizantes químicos.

No entanto, apesar dos benefícios óbvios da agricultura orgânica, como uma produção mais saudável e sustentável de alimentos, é impossível alcançar uma agricultura 100% orgânica em escala global. Isso se dá devido a fatores como a demanda crescente por alimentos, a necessidade de produzir grandes quantidades de alimentos em curtos períodos de tempo e a falta de recursos financeiros para investir em tecnologias de produção orgânica.

Além disso, o uso de pesticidas e fertilizantes químicos ainda é necessário em algumas regiões para proteger as plantações de pragas e doenças. Sem esses insumos, a produção de alimentos poderia ser significativamente afetada, comprometendo a segurança alimentar e a qualidade dos alimentos produzidos.

Em vez de buscar a agricultura 100% orgânica, talvez a solução mais adequada seja encontrar uma abordagem mais equilibrada, que combine os métodos orgânicos com tecnologias avançadas para maximizar a produção de alimentos de forma sustentável. Isso incluiria a utilização de práticas agrícolas sustentáveis, como o uso de técnicas de agricultura de precisão e a integração de sistemas agroflorestais, ao lado do uso controlado de pesticidas e fertilizantes químicos.

Em resumo, a agricultura 100% orgânica pode ser uma ideia atraente, mas pode não ser realista ou viável em uma escala global. A solução pode ser encontrada em uma abordagem mais equilibrada que combine práticas agrícolas sustentáveis com tecnologias avançadas para maximizar a produção de alimentos de forma sustentável.

Veja protestos noticiados na Reuters:

Fonte: swissinfo.

Você pode se interessar por:

Carrefour lança terra vegetal com resíduos orgânicos de sua operação
Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais
Alimentos orgânicos: um dos livros mais completos

*As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

✉️ RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!
Inscreva-se GRATUITAMENTE em nossa newsletter. Receba PROMOÇÕES, CUPONS, EVENTOS e conteúdos em primeira mão. 👇

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes e PARTICIPE das discussões sobre ESG+ em nosso Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.
  • 👕 Adquira nossa linda camiseta do movimento DO SOMETHING GREEN TODAY
  • 😍 Faça um pix de qualquer valor via qr-code ao lado ou diretamente para pix@greenbusinesspost.com 

One thought on “Agricultura 100% orgânica: o caso do Sri Lanka

  • Augusto

    Que texto esquerdista, parece até comunista a agricultura de verdade não pode ser orgânica, quanto mais peticidas melhor a qualidade do produto.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *