Tragédia no RS: Comunidade se une para reconstrução após enchentes devastadoras
Enchentes devastam o estado do RS, mas a força da solidariedade supera a omissão das autoridades. Doações diretas e apoio local são essenciais para ajudar as vítimas. Junte-se à luta pela reconstrução do Rio Grande do Sul!
Lenah Sakai | Green Business Post | 24 jun 2024 .
Sigam-nos os conscientes: Whatsapp | Google News | Newletter
Uma série de enchentes históricas atingiu o Rio Grande do Sul, deixando mais de 2,3 milhões de pessoas afetadas e quase 38 mil desalojadas (dados da defesa civil até 18 junho 2024). Nosso 2º bate-papo solidário, no 10º Greenest Connection: “RS HOJE: A Força da Solidariedade Contra a Adversidade” mostra a força da comunidade na luta pela reconstrução.
Na live, Renata e Roberto Liedtke, moradores locais indiretamente e diretamente afetados respectivamente, compartilham suas experiências. A conversa destaca o impacto devastador das enchentes, incluindo perda de casas, comércios, infraestrutura e danos ambientais.
Foram relatadas as insuficiências do apoio governamental e o foco em campanhas políticas ao invés do auxílio à população. A solidariedade e o apoio da comunidade civil têm sido fundamentais para suprir as necessidades básicas das vítimas.
Roberto menciona a campanha de Badin, um comediante digital da cultura gaúcha, que arrecadou R$63 milhões para as vítimas das enchentes. Temos tantos artistas famosos da televisão, mas podemos ver a força de vontade de um local, que possui muito mais laços afetivos e familiares, que provavelmente gere maior empatia e sensibilização para a causa.
Por isso, a importância dos relacionamentos entre comunidades, para que um apoie o outro em momentos de necessidade ou de prosperidade.
A seguir, temos um vídeo compartilhado em nossa comunidade que adiciona ainda mais detalhes à realidade do Rio Grande do Sul. Nele, temos um empresário local falando diretamente para ministro.
Deixe seu comentário:
O governo federal adiou, na quinta-feira (20), em três dias a liberação de uma linha de crédito de R$ 15 bilhões destinada às empresas do Rio Grande do Sul afetadas pelas inundações.
— Epoch Times Brasil (@epochtimesbr) June 22, 2024
Saiba mais:https://t.co/x8auXx710h pic.twitter.com/HUHdU36wlO
Anúncio de doações
Surgiu uma iniciativa, a partir do bate-papo solidário. A plataforma Opparo – Opportunities Around, um site de anúncios gratuito, se disponibilizou para os gaúchos anunciarem materiais que estão precisando ou doadores anunciarem o que possuem para doação.
O site oferece a oportunidade de conectar doadores com afetados pelas inundações do RS. Todos podem cadastrar seus materiais na categoria doações e deixar claro no título se [ ESTOU DOANDO ] ou [ ESTOU PRECISANDO ]. A plataforma verificará se é possível criar essas duas subcategorias, para facilitar a categorização dos produtos nos filtros de busca.
A recomendação para a sustentabilidade do contexto atual, de perda de renda da população, é que o doador compre materiais locais do Rio Grande do Sul. Dessa forma, seu dinheiro estará movimentando a economia local, de empreendedores locais, mantendo empregos locais e sustentando a reconstrução da vida dos gaúchos.
Sabia que se você doar de forma errada, você gera pobreza ao invés de realmente ajudar? Leia mais >>
A agente local, Renata Liedkte, lançou a ideia no bate-papo para verificar se empresas poderiam disponibilizar vouchers para que doadores comprem os produtos e os recebedores possam apresentar o voucher e retirar a doação nas lojas locais.
Serviço de saúde pro-bono
Acabamos de receber o comunicado da HapVida Notredame Intermédica que estão disponibilizando serviços de saúde para os gaúchos afetados. Tendo internet ou não, eles disponibilizaram atendimento por telefone e online.
Saiba mais aqui >>
Novo canal de atendimento médico aqui >>
Pontos chave do vídeo:
- Mais de 2,3 milhões de pessoas afetadas pelas enchentes.
- Comunidade se une para ajudar os necessitados.
- Ineficiência e desvios de recursos do governo e/ou de doações.
- Doações diretas e apoio a iniciativas locais são essenciais.
- Importância da transparência na doação de recursos.
Como ajudar:
- Doe para organizações sérias e locais de confiança.
- Evite intermediários e burocracia.
- Ofereça trabalho voluntário para auxiliar na reconstrução.
- Apoie campanhas de arrecadação de itens essenciais.
Ajude o Rio Grande do Sul a se reerguer! Junte-se ao movimento de solidariedade e faça a diferença na vida das pessoas afetadas por esta tragédia.
Assista o bate-papo solidário completo e compartilhe para que mais pessoas possam se solidarizar com os gaúchos.
Fonte: Gauchazh. Imagem: Agência Brasil.
O empresário falou o que todos queriam falar. Precisamos de mais pessoas com essa coragem.
Seguimos apoiando o RS!