Projeto impõe restrições à importação de banana de países que desrespeitem normas ambientais[ 1 min ]

Brasil poderá impor restrições à importação de banana de países que desrespeitam normas de proteção ambiental. A restrição está prevista no Projeto de Lei 10737/18, do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES).

O autor explica que o Código Florestal (Lei 12.651/12) já autoriza a Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) a adotar medidas de restrição a importações de bens agropecuários ou florestais de países que não observam normas de proteção do meio ambiente.

evair banana
Evair Vieira de Melo, autor da proposta.

“As medidas restritivas serão adotadas quando se verificarem importações de banana in natura de países que, por exemplo, suprimem florestas para a implantação de bananais”, diz Melo.

A bananicultura no Brasil tem área plantada de cerca de 520 mil hectares, com uma produção anual superior a R$ 16 bilhões. A cadeia produtiva da banana é a segunda maior dentre as cadeias de frutas produzidas no Brasil, empregando direta e indiretamente 1,5 milhões de pessoas.

“Bananicultores brasileiros vêm sofrendo com a forte concorrência decorrente da importação da fruta in natura, que leva à queda nos preços pagos aos produtores, ao desemprego e ao desalento nos diversos elos da cadeia”, acrescentou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será discutido e votado nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Se estamos lhe agregando de alguma forma, apoie a profissionalização do canal. Faça um pix de qualquer valor para pix@greenbusinesspost.com e mantenha o nosso time empenhado na geração de novos conteúdos.

Click Here
Newsletter
Faça como 350 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos! Inscreva-se aqui!!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

🫶 APOIE: ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

💪 PARTICIPE das discussões sobre ESG+ no Facebook.

Lenah Sakai

Ex-atleta, green fellow (vegetariana, minimalista), trabalhando duro para tornar as organizações, os maiores impactadores do planeta, mais responsáveis. Formada em administração pela PUC-SP, há +10 anos atua em negócios e sustentabilidade. Fundadora do Green Business Post, co-fundadora da Ignitions Inc., do movimento Cultura Empreendedora, do DIRIAS, 1ª associação de direito digital do Brasil e da ABICANN, 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil. Hoje é gestora de uma rede de 5 milhões de pessoas do ecossistema empreendedor nacional e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *