Prêmio Aplaude reconhecerá programas de voluntariado corporativo no Brasil[ 2 min ]

As inscrições para o Prêmio Aplaude são para empresas, organizações comunitárias e comitês, e foram prorrogadas até 13 de maio. 

Foram prorrogadas as inscrições para o Prêmio Aplaude 2022, destinado a empresas, organizações comunitárias e comitês de voluntários que realizaram algum tipo de  voluntariado corporativo nos últimos 12 meses. Na categoria Inspira serão quatro vencedores, com premiação em 25 de agosto, organizada pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE). As inscrições estão abertas ao público até o dia 13 de maio, através do site do Conselho.

Segundo pesquisa do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), divulgada na última semana, 15% das ações voluntárias nas capitais brasileiras se dão por incentivo de empresas. Além disso, o IDIS identificou um salto de 25% da população, em 2020,  afirmando que já realizou voluntariado, para 56%, em 2021. Durante estes dois anos, empresas como Amil, Bradesco e Vale, associadas ao CBVE, dedicaram R$1.46 bilhões para doações. 

“Estamos na Década da Ação, faltam apenas 8 anos para atingirmos os ODS e iniciativas como o Prêmio Aplaude são espaços necessários de reconhecimento àqueles que se colocam em movimento para fazer deste um mundo melhor e mais inclusivo”,

comenta Helen Pedroso, Diretora de Relações Institucionais da Rede Brasil do Pacto Global. O prêmio conta com apoio do Pacto e de organizações brasileiras e internacionais, como a UN Volunteers, braço da ONU para o serviço voluntário.

A seleção acontecerá em 5 etapas: inscrição e envio da documentação; etapa eliminatória; etapa classificatória; divulgação dos finalistas; e anúncio dos vencedores. A avaliação dos participantes e a escolha dos vencedores será feita por jurados como Vandré Brilhante, Diretor-Presidente do CIEDS; Wanda Enguel, consultora independente da Synercos; Iraida Manzanilla Guerra, Global Network of Volunteering Leadership IAVE; e Silvia Naccache, coautora do livro “Voluntariado Empresarial – Estratégias para Implantação de Programas Eficientes.”

Os quatro prêmios da categoria #inspira, aberta ao público, se dividem em: Programa de Voluntariado do Ano; Iniciativa destaque na Pandemia; Comitês que Inspiram; e Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil. A partir delas, serão reconhecidas atividades com potencial para inspirar outras organizações. 

“Os desafios invadem cotidianamente as nossas vidas e buscar inspirações de quem está fazendo do mundo um lugar melhor é essencial para construirmos confiança no futuro! Essa é a matriz que guia o fazer do CIEDS e é por isso que estamos realizando o prêmio Aplaude – ações voluntárias que transformam”,

comenta Carolina Müller, assessora executiva do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e gestora da Secretaria Executiva do CBVE. 

SOBRE

O CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) é uma organização da sociedade civil que há 23 anos promove soluções sociais que geram mais renda, mais saúde, melhor educação e maior confiança no futuro, articulando parcerias estratégicas que constroem redes para prosperidade. 

CIEDS: parcerias estratégicas que constroem redes para a prosperidade 

www.cieds.org.br

O CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial é uma #rede de empresas, institutos, fundações e confederações conectadas pelo voluntariado e pelo bem que ele promove. Nossos encontros e trocas geram conteúdo relevante sobre voluntariado empresarial que compartilhamos com a sociedade. Inspiramos outras pessoas e organizações a alinharem esforços em nome de um futuro compartilhado que não deixe ninguém para trás. A organização da sociedade civil CIEDS realiza sua Secretaria Executiva e possui atualmente em seu quadro de associadas as organizações: Amil, Bradesco, Braskem, CEMIG, CNI, Elera, Fundação Telefônica Vivo, Gerdau, Hydro, Instituto Algar, Instituto BRF, Instituto InterCement, Instituto Unibanco, Itaú Social, Petrobrás, Sabesp, Sotreq CAT, Vale e Wilson Sons. Para saber mais, acesse: www.cbve.org.br.

Se estamos lhe agregando de alguma forma, apoie a profissionalização do canal. Faça um pix de qualquer valor para pix@greenbusinesspost.com e mantenha o nosso time empenhado na geração de novos conteúdos.

Click Here
Newsletter
Faça como 350 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos! Inscreva-se aqui!!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

🫶 APOIE: ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

💪 PARTICIPE das discussões sobre ESG+ no Facebook.

Lenah Sakai

Ex-atleta, green fellow (vegetariana, minimalista), trabalhando duro para tornar as organizações, os maiores impactadores do planeta, mais responsáveis. Formada em administração pela PUC-SP, há +10 anos atua em negócios e sustentabilidade. Fundadora do Green Business Post, co-fundadora da Ignitions Inc., do movimento Cultura Empreendedora, do DIRIAS, 1ª associação de direito digital do Brasil e da ABICANN, 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil. Hoje é gestora de uma rede de 5 milhões de pessoas do ecossistema empreendedor nacional e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *