Perdeu aquela live, assistiu depois, mas já não pode mais receber seu certificado de horas complementares? Isso ficou no passado.

Agora, você pode comprovar que estudou conteúdos extracurriculares para receber o seu certificado de horas complementares para seu curso e currículo profissional. Dentre eles temos vídeos, livros e artigos.

Avatar de Lenah Sakai

Lenah Sakai | Green Business Post | 09 jun 2024

Sigam-nos os conscientes: Google News | Newletter

Estamos trazendo mais uma inovação ao GREEN BUSINESS POST. Percebendo a importância da comprovação de estudos complementares para a formação no ensino superior ou para adicionar ao currículo profissional, decidimos colaborar ainda mais com a comunidade adotando um formato novo.

Já emitíamos certificado de horas complementares em nossos eventos, seja no Greenest Connection ou Greenest Week. Porém, era apenas para quem estava presente ao vivo conosco, seja fisicamente ou online. Decidimos ampliar isso e resolver alguns problemas que identificamos nas comunidades.

A certificação virou meme e até crime

Muitos eventos acadêmicos sequer fazem o controle de quem estava presente e realmente assistiu às palestras, mas mesmo assim, enviam o certificado à todos os inscritos. Muitos participantes aparecem apenas para preencher a lista de presença. Em nossos próprios eventos, quando anunciávamos que não iríamos emitir o certificado, uma massa de pessoas levantavam e saíam.

Existem softwares de transmissões que conseguem validar a presença das pessoas, uns já sabendo o tempo de permanência, mas isso não comprova que o indivíduo realmente esteve ali presente com seu intelecto. Ele pode ter aberto a aba no navegador e deixado ali apenas para estar logado.

Nem o credenciamento em eventos presenciais comprovam que o indivíduo estava sequer acordado… 😴😆

via GIPHY

São inúmeros os memes de pessoas falsificando sua participação em reuniões que circularam nas redes sociais. Foi bem divertido acompanhar a criatividade humana. É rir para não chorar, pois não está sendo usado para o bem e em alguns casos, não são apenas faltas, mas crimes.

Uns colocavam fotos de si mesmos na frente da câmera, mas por detrás estavam dormindo. Em aulas, os professores começaram a fazer chamada pedindo para os alunos abrirem as câmeras no início e fim da chamada de vídeo. E vemos muitos não abrindo e sequer respondendo, deixando claro que apenas estavam logados, mas não estavam acompanhando.

Temos uma comunidade para compartilhar atividades complementares justamente para colaborar com os discentes no desafio de consegui atingir a quantidade de horas mínimas de atividades extracurriculares exigidos em seus cursos.

Acesse à essa comunidade de atividades complementares aqui >>

Mas, por lá, o assunto fica mais sério. Flagramos diversos profissionais e alunos combinando a emissão fraudulenta de certificados de horas complementares. Existe um mercado negro desses documentos e de Trabalhos de Conclusão de Curso, os famosos TCCs.

Acabamos banindo esse membros, mas eles surgem infinitamente e muitos alunos (chamo-os de alunos, pois se estudassem seriam estudantes) são coniventes. Vemos claramente onde está a corrupção em nossa sociedade ali, nos crimes menores durante à formação profissional dessas pessoas.

Pelos estudantes honestos e esforçados

Bom, mas não deixamos isso prejudicar os estudantes que realmente estudam e se esforçam para construir um repertório diferenciado. E, pensando nisso, decidimos ter um trabalho à mais, mas em prol dos honestos e esforçados.

Sabemos que nos dias atuais, nem sempre podemos atender aos eventos no momento em que ocorrem. Mas isso não significa que o estudante deixou de acessar o conteúdo para complementar seu conhecimento.

Além disso, lemos diversos livros além da lista curricular que poderiam ser considerados estudos adicionais, mas como não temos como atestar, esse esforço intelectual passa como se não tivesse ocorrido.

Imagine se você pudesse provar seu aprendizado em todos os conteúdos que você explorou? Sejam entrevistas, bate-papos, vídeos, livros, artigos etc.

Pois bem, agora você pode. Estamos disponibilizando questionários sobre nossos conteúdos de livros, palestras, workshops, vídeos e artigos. Dessa forma, aqueles que acessarem o material poderão comprovar seus estudos adicionais.

Bastando acertar 70% das perguntas e o certificado é enviado automaticamente por e-mail.

Nossas atividades são interdisciplinares

Nosso trabalho é interdisciplinar e vale para todas as áreas de atuação.

Estamos falando do ESG – Environmental, Social and Governance, pauta essa que envolve qualquer trabalho e organização. O tema aprimora o ofício humano para combater os principais problemas globais apontados pela ONU nos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Pensando na sustentabilidade da vida, principalmente, para as futuras gerações, além do trabalho técnico da governança, foram destacadas pautas para melhorar as relações socioambientais.

Onde estão essas atividades complementares?

Estamos lançando esse novo formato de comprovação de estudo. A ideia é disponibilizar para todos os nossos eventos, vídeos, livros e artigos.

Você poderá acompanhar a evolução desse trabalho em nossa newsletter. Iremos avisar sobre os conteúdos com questionários prontos.

Inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter e receba as atividades complementares >>

Você pode acessar algumas atividades complementares agora mesmo:

Livro complementar

Já temos um livro cujo estudo vale 21 horas complementares no qual

Você receberá o link para o questionário após responder à pesquisa de satisfação ao final do livro.

Saiba mais sobre esse livro aqui >>

Evento complementar

Já disponibilizamos o questionário para 2 horas complementares no 9° Greenest Connection. Ela está na descrição do vídeo.

Acesse aqui o 9º Greenest Connection e bons estudos >>

Imagem: Adobe Firefly.

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comment!x