O que as inundações no RS podem ensinar sobre ESG+?

Em solidariedade aos nossos compatriotas gaúchos, decidimos dar voz ao relato que mais chamou atenção de quem está vivendo a calamidade atual.

Avatar de Lenah Sakai

Lenah Sakai | Green Business Post | 03 jun 2024 | Atualizado em 05 jun 2024.

Sigam-nos os conscientes: Google News | Newletter

O Rio Grande do Sul foi atingido pela maior enchente de sua história e em nossas comunidades recebemos inúmeros relatos dos acontecimentos por lá. Um deles chamou muita a atenção.

🚰 Nossa colega, Renata Liedtke, engenheira civil de formação, acompanhando os prognósticos das mudanças climáticas, verificou os perigos que implicariam as inundações, um deles, a falta de água potável. Por isso, quando as informações começaram a ser confirmadas, imediatamente, tomou providências, como o estoque de água junto aos vizinhos do condomínio onde mora.

Isso colaborou para que não passassem necessidade ao longo dos dias em que a cidade de Porto Alegre ficou sem abastecimento de água potável.

👷‍♀️ Segundo ela, havia uma grande lacuna entre os perigos ambientais severos previstos pelos estudos em mudanças climáticas e os trabalhos de planejamento urbano, manutenção da infraestrutura, mitigação de riscos e planos de contingência.

Venha conhecer a única profissional de nossa comunidade que fez sua análise ESG+ e agiu, adiantadamente, para minimizar o apuro que acabou se concretizando.

Proposta:

A ideia é discutir boas práticas ESG+ para servir de aprendizado para outras localidades do Brasil e do mundo, afinal, as mudanças climáticas atingem o planeta como um todo. Com isso, é possível colaborar para que o ser humano possa usar seu diferencial perante outras espécies, que é a gigantesca capacidade de se adaptar ao meio, criando soluções úteis e inovadoras. 💪

💬 Algumas perguntas que abordamos:

  1. Linha do tempo dos acontecimentos no RS. O que aconteceu no RS?
  2. Você sabia que falhas na manutenção da infraestrutura do estado. Que infraestruturas são essas e que manutenção deveria ter sido feita?
  3. Você fez a gestão da segurança hídrica de seu condomínio sabendo que o risco de falta de água era real. Como você convenceu seus vizinhos e quais trabalhos fizeram nessa gestão?
  4. Qual a situação da população de RS? O que eles mais precisam atualmente?
  5. Qual a perspectiva do estado e quais as medidas que devem ser tomadas para aumentar a segurança e resiliência da população com relação às intempéries e características geográficas desvantajosas das áreas afetadas?
  6. Nos fale sobre seu curso “ESG na prática para a Construção Civil”. Para quem é o curso, o que vão aprender?

Conteúdo Bônus

Além da análise técnica sobre as inundações no RS, serão apresentados maiores detalhes sobre o curso perfeito para trabalhar as medidas de prevenção, planejamento e contenção como da recente calamidade no RS.

De autoria de nossa convidada Renata Liedtke, o “ESG na Prática para a Construção Civil”, se tornou sua única fonte de renda durante os períodousa Schiavo.  Convidamos Neusa para trazer mais detalhes sobre a importância e validade desse tipo de serviço. s de maior dificuldade das enchentes.

Para possibilitar a auditoria dos princípios ESG, ela formou uma parceria com o organismo certificador LHS Certificadora, representado por Neusa Schiavo.

Convidamos Neusa para trazer mais detalhes sobre a importância e validade desse tipo de serviço.

📖 Sorteio de livro

Quem esteve online concorreu à versão cortesia do livro: “ESG, Aprenda com 5 Casos de Fracasso”.

Sobre as convidadas:

Renata Liedtke:

Tem mestrado e graduação em engenharia civil pela UFRGS, é docente, instrutora, inspetora acreditada, consultora, auditora ISO 9001, PBQP-H, ISO 45001 e ESG:

  • Instrutora cursos de interpretação e implantação de Sistema Gestão Qualidade – NBR ISO 9001 e PBQP-H e Formação de auditores internos e ferramentas da qualidade;
  • Auditora líder – realização auditorias de 1ª, 2ª e 3ª parte;
  • Inspetora acreditada;
  • Gestão empresarial (análise riscos/oportunidades/planejamento estratégico/gestão);
  • Planejamento e Gerenciamento de Processos Organizacionais (mapeamento, otimização e melhorias de processos); – Docente UPF – Curso de Pós-Graduação Latu Sensue
  • Especialização em Coordenação, Gestão e Compatibilização na Arquitetura – disciplina Modelo de Gestão de Qualidade com a Norma ISO 9001;
  • Gestão empreendimentos/obras – Gestão de contratações, Acompanhamento Produção e Atividades de Entrega de Obra;
  • Saúde e Segurança do Desempenho do trabalho;
  • NBR 15575 Norma de Desempenho -consultoria e acompanhamento nas atividades da empresa desde a fase da escolha do terreno, definição e desenvolvimento de projetos, processo construtivo até o estabelecimento de atividades de manutenção do empreendimento ao longo de sua vida útil:
  • Avaliação de Risco do Terreno e Entorno
  • Perfil de Desempenho da Edificação – PDE
  • Análise de Projetos e Produtos
  • Plano de Controle Tecnológico conforme NBR 15.575
  • Elaboração de Procedimentos de Execução, Inspeção e Revisão dos procedimentos já utilizados pelo cliente
  • Acompanhamento em obra – Manual de Uso, Operação e Manutenção (Usuários e Condomínio)
  • Suporte Técnico em Ações Judiciais e Extrajudiciais

Neusa Schiavo:

Representa o organizamo certificador do curso “ESG na prática para a Construção Civil”, é Engenheira Civil, com pós graduação em Engenharia de Produção e Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão Empresarial e MBA em Finanças e Controladoria.

Mais de 35 anos de experiencia na área da construção civil, atuando nos diferentes setores e processos envolvidos neste ramo de atividade. Atualmente sócia administradora da LHS CERTIFICADORA.

LHS CERTIFICADORA surgiu no mercado para suprir necessidades de um mercado que estava carente de atendimento personalizado, agilidade nos processos internos, auditorias humanizadas e segurança nos processos. Procurando sempre inovações e abordagem de temas atuais que impactam diretamente na cadeia produtiva. Atualmente estamos presentes em 17 estados, como foco principal na Construção Civil.

Sobre o evento:

A CONES – Confraria de Negócios Sustentáveis ganhou novo nome e passou a se chamar Greenest Connection para alcançar cada vez mais pessoas no globo, dando mais acessibilidade linguística e não apenas de entendimento local.

A proposta segue sendo um encontro com profissionais que compartilham seu conhecimento, experiência e visão para colaborar com o aprimoramento das boas práticas ESG+, principalmente, organizacionais.

Assista o bate-papo solidário:

*As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *