Minas Gerais é a maior geradora de energia solar do Brasil
A produção de energia solar do estado já representa um quarto do país e tem potencial de abastecer 17,5 milhões de residências.
Por: Redação | Green Business Post | 10 fev 2023 | Collaborative Progress Licenseª.
O estado de Minas Gerais bateu uma marca importante na geração de energia solar centralizada. Segundo a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, ele é o primeiro a atingir a marca de 2 GW de energia gerada por meio de fontes solares fotovoltaicas centralizadas.
Este marco representa um importante passo em direção a uma matriz energética mais limpa e sustentável para a região. Isso por que a geração de energia solar centralizada é uma forma eficiente de produzir energia limpa, pois utiliza painéis solares instalados em grandes instalações para gerar energia em grande escala.
O incentivo à energia solar
Um dos principais trabalhos do governo do estado é o projeto Sol de Minas. Ela foi criada para alavancar o setor com as seguintes iniciativas:
- com a capacitação de gestores municipais;
- captação de empreendimentos solares;
- elaboração do Atlas Solarimétrico junto ao CEMIG;
- simplificação dos procedimentos de licenciamento ambiental;
- incentivos fiscais.
Devido a todo esse trabalho, atualmente, a produção do estado representa 26,8% de toda a produção nacional, ou seja, mais de um quarto de toda a produção brasileira. E, com 66 empreendimentos em andamento e 750 em desenvolvimento, seu potencial de geração atinge 35 GW, o que abastece 17,5 milhões de residências.
Leia mais: Mogi Mirim recebe 1º sistema de energia solar em saneamento do Brasil
Hoje o estado possui 11,3% de sua matriz energética proveniente de usinas solares fotovoltaicas. Isso se deve à atração de mais de R$59 bilhões de investimentos desde 2019 nesse setor, criando milhares de empregos direitos e indiretos.
Com esses resultados, a expectativa é de que esse tipo de usinas continue a crescer e a evoluir no futuro. Isso porque ela traz benefícios econômicos, como a criação de empregos na indústria da energia solar e o aumento da competitividade econômica.
Além disso, essa geração centralizada é uma forma de reduzir a dependência de fontes de energia fósseis, o que é fundamental para proteger o meio ambiente e reduzir a emissão de gases estufa.
Devido a todo esse olhar para as energias alternativas, Minas Gerais foi o primeiro estado da America Latina e Caribe a aderir a campanha global Race to Zero. Isso mostra o compromisso de zerar as emissões de gases estufa até 2050.
Fonte: Agência Minas, Anba. Imagem: Blue Sol Energia Solar.