Mercedes-Benz cria fazenda urbana na fábrica de São Bernardo do Campo

Verduras livres de agrotóxicos serão cultivadas em fazendas urbanas para consumo diário de mais de 10 mil pessoas

A Mercedes-Benz Brasil inaugurou na última semana uma fazenda urbana dentro de sua fábrica de veículos em São Bernardo do Campo (SP). A produção de hortaliças é livre de agrotóxicos e será destinada para o consumo nos restaurantes da empresa. De acordo com a Mercedes-Benz, a iniciativa dentro de uma indústria automotiva é inédita no mundo.

A ideia, segundo a empresa, é “proporcionar uma alimentação de mais qualidade aos colaboradores”. O cultivo será feito em uma estufa próxima ao restaurante da fábrica para eliminar o desperdício de alimentos e a emissão de CO2 durante o transporte. Com a produção de hortaliças, a fabricante vai incluir mais opções de saladas e a usar temperos frescos na preparação dos pratos.

A gestão será realizada pela BeGreen, startup mineira de agricultura sustentável que constrói e opera fazenda urbanas no Brasil. Entre as verduras e temperos cultivados estão alface, com sementes importadas da Holanda, rúcula, espinafre, hortelã e manjericão. Além disso, a empresa quer incluir o plantio de legumes, como tomate e berinjela, no local.

“O projeto reúne vários pilares que norteiam todas as atividades do Grupo Daimler, como inovação, sustentabilidade, saúde e responsabilidade social”, diz o vice-presidente de operações da Mercedes-Benz no Brasil, Carlos Santiago.

A estufa tem capacidade para produzir mais de 2 mil quilos de hortaliças — ou 44 mil pés de verduras, ervas e temperos por mês. Os funcionários da Mercedes-Benz também podem comprar parte dos produtos para consumo próprio.

O projeto inclui o uso de tecnologia na produção. Um software foi desenvolvido exclusivamente para o projeto e fará o monitoramento, a operação e a gestão de todos os processos. O sistema online permite o acompanhamento em tempo real, além de controlar a temperatura, a luminosidade e a umidade da estufa.

Fonte: Época Negócios | 07 nov 2019.

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comment!x