Gigante dos alimentos é responsável por um dos maiores projetos de restauração de corais da história

A ideia é plantar 30 mil corais e construir um gigantesco recife. Mas, afinal, para que servem os corais? Descubra a seguir.

Por: Lenah Sakai | Green Business Post | 23 ago 2023 | Google News | Youtube.

Resumo para aqueles que tem pressa:

  • O novo projeto de sustentabilidade da Mars, o The Big Build, reuniu 44 participantes de 17 parceiros de conservação e ciência em governos, ONGs, setores empresariais e comunidades locais para plantar 30.000 corais e construir um recife de 2.500 metros quadrados.
  • A iniciativa que faz parte da jornada da Mars Sustainable Solutions conta com uma equipe que apoia um dos maiores programas de restauração de corais do mundo com o intuito de plantar um milhão de corais até o final de 2023. Faz parte da meta de SHEBA Hope Grows para restaurar recifes de corais que devem chegar a mais de 185.000 metros quadrados até 2029.
  • A Big Build foi realizada no Arquipélago de Spermonde, na Indonésia, no centro do ecossistema marinho mais diversificado e biologicamente complexo do planeta, no Triângulo de Coral, juntamente com parceiros comunitários indonésios.
  • Parceiros nacionais foram treinados no método de reparação do Sistema de Restauração de Recifes Assistida pela Mars, reconhecido mundialmente, usando “Reef Stars”, que comprovadamente proporcionam uma reparação de recifes rápida e econômica (com quatro mergulhadores instalando 500 estrelas de recife em dois dias) para acelerar os esforços de restauração em larga escala e o ritmo das mudanças em todo o mundo.

A Mars Incorporated, muito conhecida pelos famosos confetes de chocolate M&Ms, plantou 30.000 corais em 2.500 metros quadrados durante um dos maiores eventos de restauração da história, o “The Big Build”. O objetivo da Mars Sustainable Solutions é restaurar um milhão de corais no mundo até o final de 2023. A iniciativa reuniu 44 participantes de 17 parceiros de conservação e ciência em governos, ONGs, setores empresariais e comunidades locais. Ela serviu para demonstrar a importância da colaboração intersetorial para atingir a restauração de corais em grande escala.

Para que servem os corais?

  • Mantém a base da cadeia alimentar marinha por meio da simbiose com algas que fazem a fotossíntese. Com isso, é responsável pela biodiversidade de 2 milhões de espécies: 25% da vida marinha vive nesse habitat e 65% dos peixes dependem desses recifes para sobreviver. Por esse motivo são conhecidos como “florestas tropicais dos oceanos”. Representam 1% da área dos oceanos e estão distribuídos apenas em regiões tropicais ao longo de 100 países e territórios;
  • Servem de desova e viveiro de populações de peixes. 500 milhões de pessoas dependem de recifes de corais para sua alimentação, proteção e meio de subsistência;
  • Sua simbiose protege, principalmente, os fitoplânctons, que são responsáveis por grande captura de carbono e seu depósito no fundo dos oceanos. Eles também produzem mais de 50% do oxigênio que respiramos;
  • Protegem 100 milhões de moradias de ondas e tempestades em todo o mundo. Mais de 150 mil km de extensão costeira recebem algum tipo de proteção dos corais, incluindo terras agrícolas e praias;
  • São US$375 bilhões de valor gerado em serviços ambientais todos os anos. Alguns deles são: provisão de alimentos e matéria-prima para medicamentos, manutenção de habitats, proteção costeira, regulação de processos erosivos, serviços biogeoquímicos (fixação do nitrogênio e controle de CO2/Ca), turismo, esporte e recreação;
  • São conhecidos como “armário de remédios” da Terra do século XXI, com mais da metade de todas as novas pesquisas farmacológicas contra o câncer concentradas em organismos marinhos. Dentre medicamentos, temos os antibióticos, antitumorais, remédios para abaixar a pressão arterial e outros. Os recifes de corais têm sido usados no tratamento de câncer, HIV, doenças cardiovasculares, úlceras e outras doenças;
  • Contribuem para a beleza natural, principalmente, das praias paradisíacas muito valorizadas no turismo. Também propicia águas mais calmas.

A restauração de corais

O projeto regenerativo foi uma resposta à crise oceânica mundial. Em apenas 30 anos, houve uma redução de 50% dos recifes de corais por todo o globo. E, nos últimos 60 anos, a população de fitoplâncton reduziu 40%. As mudanças climáticas, a acidificação dos oceanos, as práticas destrutivas de pesca, a super exploração dos oceanos, a poluição da água, o turismo desordenado, a turbidez das águas e o aterramento de corais são as principais causas dessa destruição. Consciente disso, a Mars decidiu fazer algo a respeito.

A Mars Sustainable Solutions (MSS) tem se comprometido com a restauração de recifes de coral por quase vinte anos. Agora, ela lidera um dos maiores projetos globais com a missão de reverter a degradação de recifes de coral a longo prazo. A MSS começou o Programa de Restauração do Recife de Coral de Mars em 2006 e se concentrou na biodiversidade do Arquipélago Spermonde. Este é localizado na costa de Makassar, Sulawesi, Indonésia, no centro do ecossistema marinho mais diverso e biologicamente complexo do mundo no Triângulo de Coral.

Atualmente, o programa abrange mais de 30 recifes em dez países e cinco continentes. Além disso, a Mars e seus parceiros em todo o mundo plantaram 900.000 fragmentos de coral após an instalação de mais de 60.000 Reef Stars, que são estruturas hexagonais de aço revestidas de areia e conectadas a campos de cascalho de coral.

“Há 14 anos, reuni uma pequena equipe de colaboradores da Mars e fiz uma pergunta simples: se seria possível reconstruir um ecossistema de recife de coral. E hoje tenho orgulho de dizer que a resposta é sim, tanto técnica quanto cientificamente. À medida que construímos duas décadas de dedicação à restauração de corais por meio da Mars Sustainable Solutions. É emocionante testemunhar a colaboração intersetorial e centrada na comunidade mostrada com o ‘The Big Build’, demonstrando que é possível fornecer restauração de coral resiliente em grande escala. O mundo que queremos amanhã não vai se materializar sozinho. O sucesso do SHEBA Hope Reef demonstra que podemos mudar o curso dos recifes de corais se mudarmos coletivamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos juntos hoje.”

Frank Mars, membro do conselho e ex-presidente do conselho da Mars.

Mais de 500 pessoas participam da iniciativa SHEBA Hope Reef (agora SHEBA Hope Grows), que envolve a restauração ativa dos recifes de coral. O objetivo da Big Build é reparar mais de 185.000 metros quadrados, ou cerca de 148 piscinas olímpicas, até 2029.

O estabelecimento Hope Reef na Indonésia fez grandes esforços de restauração em 2021, que aumentaram o crescimento de corais (de 2% para 70%), a população de peixes (260%) e as espécies de peixes (64%). Os projetos em andamento abrangem os oceanos do mundo, incluindo os Kuleana Coral Reefs, que foram ampliados no Havaí recentemente. Esses projetos, apoiados pela marca SHEBA, agora operam em 30 locais em O’ahu e Maui, reafirmam sua dedicação à preservação do ecossistema marinho.

“Estou muito orgulhoso de fazer parte do The Big Build porque há tantas pessoas e parceiros de fora de Bontosua, de Makassar e da Indonésia, que vêm à ilha e ajudam a Comunidade Bontosuan local com restauração de corais. Somos agora uma das únicas ilhas na região de Pangkep que recebeu esse nível de reconhecimento e engajamento em toda a Indonésia. O Big Build e a restauração dos recifes de coral são muito importantes para nossa ilha, pois os recifes de coral saudáveis fornecem proteção costeira crítica e sustentam os meios de subsistência e o suprimento de alimentos para a ilha”

Farhan, membro da equipe local de restauração da comunidade de Bontosuan, Indonésia.

Resultados dos trabalhos embaixo d’água

  • + 79 mil metros² de recifes restaurados;
  • + 900 mil corais plantados;
  • + de 60 mil estrelas de corais instalados;
  • 30 sítios de estrelas de corais em 7 países;
  • Aumento em 12 x do cobrimento de corais;
  • Aumento em 3x de crescimento da população de peixes;
  • Aumento de 2x da biomassa de peixes.

Trabalhos acima d’água

  • Engajamento de lideranças locais para os trabalhos de restauração de corais;
  • Fundo para projetos de restauração de corais;
  • Apoio escolar no ensino sobre a importância dos recifes de corais, por meio do snorkelling e passeios de barcos com fundo transparente para visualizar abaixo d’água.

Quer implatar o método da Mars?

A Mars treina profissionais de restauração em todo o mundo e o método MARRS é usado em todos os oceanos tropicais do mundo. Lembramos que pouco mais de 2% dos oceanos são globalmente protegidos. Se você tem um programa de conservação estabelecido e voltado para a comunidade e gostaria de aprender a restaurar recifes, entre em contato aqui.

Fonte: UFBA, Mars Coral Reef Restoration, Reef Resilience Network, Mar Sem Fim e assessoria Mars. Imagens: Mars Coral Reef Restoration.


[forminator_poll id=”12647″]

*As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comment!x