ÁreasInternacionalNotíciasServiços

Cientista cria solução para poluição de água do fast fashion

Tintura de tecidos é o segunda maior causa de poluição de águas no mundo e estudante de Nova York decidiu fazer algo a respeito.

Por: Redação| Green Business Post | 18 abril 2023 | Google News | Youtube.

Emily Kim, estudante do colégio Jericho Senior High School de Nova York, criou uma solução de tratar água poluída com tintura de tecidos. Ela se interessou pelo assunto justamente porque descobriu que essa poluição se tornou o segundo maior tipo de poluição nas águas.

E, um dos principais detalhes, é que parte dessa tintura é sintética e tóxica e acaba sendo despejada como resíduo no meio ambiente. Ela causa prejuízos à saude de pessoas, plantas e animais.

Fast fashion poluidor

A origem dessa poluição na água vem principalmente da indústria fast fashion (moda rápida) e da têxtil. A revolução industrial possibilitou que durante a década de 1990 houvesse o barateamento da mão de obra, rapidez e alta quantidade na produção de roupas. Com isso, uma onda de empresas criaram roupas que lembram as de ‘alta costura’, só que mais baratas e com tempo de vida reduzido.

Isso foi chamado de fast fashion e estimulou o consumo de roupas no mundo. Atualmente, esse hábito de compras se tornou muito preocupante. O consumo de roupas cresceu em 60% durante os últimos 20 anos, segundo o Fórum Econômico Mundial. Com isso, as tinturas usadas na produção dessas roupas geraram o problema ambiental de poluição hídrica.

Para combater esse problema, Emily utilizou de carvão e luz UV. Primeiro ela estudou o potencial do carvão ativado para absorver dois tipos de corantes. O carvão absorveu 99% do primeiro corante e do segundo apenas 22%. Foi então que ela teve a ideia de adicionar ao processo a luz UV, que aumentou a absorção de 22% para 92%. Um aumento bem expressivo.

A jovem cientista acredita que sua solução é muito promissora porque é eficiente e de baixo custo.

Prêmio e causa

Além de ser presidente do Clube de Pesquisa de Patrimônio de seu colégio, Emily Kim está entre os 30 finalistas do prêmio Regeneron Science Talent Search 2023. Criado pela Society for Science, os vencedores podem ganhar mais de US$1 milhão em bolsa de estudos e outros prêmios.

Toda essa pesquisa inspirou Emily a se engajar ainda mais sobre a questão da poluição da água. Ela está lançando uma empresa sem fins lucrativos com foco em reciclar roupas usadas. Seu objetivo é aumentar a conscientização sobre o fast fashion.

Fonte: Society for Science, Digital Textil. Ilustração de Amy Wike.

*As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *