Cânhamo está no consumo consciente de têxteis[ 2 min ]
Instituto Urdume e Made by You se unem para desmistificar os impactos socioambientais de fibras têxteis
Por: Oficina das Palavras – 08 dez 2021 | Adaptado por Lenah Sakai – 28 dez 2021.
Este é o primeiro projeto audiovisual produzido pelo Instituto Urdume em colaboração com a Made by You, marca de kits handmade e que comercializa produtos com os fios que serão temas da série “FIBRA.S”. Os vídeos ficarão disponíveis no IGTV e Youtube da Urdume e da Made by You, e serão o ponto de partida para outros conteúdos divulgados semanalmente, como reportagens, entrevistas e pílulas audiovisuais.
O primeiro vídeo já foi publicado e apresenta a fibra de cânhamo, trazendo informações importantes como:
– a diferença entre o cânhamo e a maconha;
– quando ele passou a ser usado pelos seres humanos;
– por que é proibido plantar cânhamo no Brasil;
– como está a liberação do cânhamo no país;
– quais são as vantagens da fibra de cânhamo;
– pesquisas que demonstram o seu benefício e por qual motivo ainda existe tanto preconceito com o tema.
As questões são apresentadas pela Poliana Rodrigues, CEO da Blazing Beauty e Blum.
A série convida os espectadores a percorrerem um caminho de educação para o consumo de têxteis e a experimentar novas fibras, conhecer suas composições e características, mas também entender os impactos ambientais, as questões culturais e sociais da produção de cada uma delas.
O tema ainda gera muitas dúvidas, mas segundo Estefania Lima, co-fundadora do Instituto Urdume “escolher falar sobre fios e fibras significa sustentar toda a complexidade que envolve este tema, já que a fibra perfeita não existe. Ainda assim, com conhecimento, podemos conhecer melhor as suas características, seus impactos sociais e ambientais e desenvolver com elas um tipo de diálogo a fim de encontrarmos, para cada caso, a melhor opção”.
Alinhada com o propósito do Instituto Urdume, a Made by You também surgiu com o ideal de democratizar a prática manual e incentivar o consumo consciente dos fios. Dentro do portfólio da marca, estão produtos com fios naturais, biodegradáveis e feitos de fibra vegetal, como o cânhamo, linho e viscose.
“Destacamos, ainda, os fios vegan, de algodão cru, regenerados (com reaproveitamento de resíduos de tecidos), feitos de cana-de-açúcar e organicamente coloridos”
ressalta Andreia Camilo, do marketing da Made by You.
Os vídeos da série “FIBRA.S” serão lançados a cada dois meses nas plataformas IGTV e Youtube da Urdume e Made by You.
Instituto Urdume
O Instituto Urdume atua com pesquisa, comunicação e mapeamento dos fazeres e saberes que compõem os ecossistemas manuais têxteis. Tem como missão conectar suas manifestações culturais, comunicar suas implicações políticas e sociais e revelar suas potencialidades econômicas.
Made By You
Com a proposta de democratizar o fazer manual e sensibilizar um novo olhar mais sustentável para o artesanato, a Made by You sugere criar uma experiência através de kits artesanais (práticos e descomplicados) e oferta fios de artesanato mais sustentáveis, inclusive de fibras naturais, biodegradáveis, veganos e orgânicos.
Fonte: Oficina das Palavras.