Sistema Campo Limpo retorna 94% de embalagens da agricultura
De volta ao formato presencial, o Dia Nacional do Campo Limpo retoma atividades presenciais comemorando o Sistema Campo Limpo, que se tornou referência mundial
Por: Redação | Green Business Post | 20 fev 2023 | Collaborative Progress Licenseª.
O Sistema Campo Limpo, que é responsável pela destinação adequada de embalagens de defensivos agrícolas, acaba de divulgar mais um resultado impressionante: 94% das embalagens comercializadas no país foram devolvidas em 2022.
De acordo com a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), responsável pelo gerenciamento do sistema, foram coletadas e destinadas para reciclagem ou incineração mais de 52 mil toneladas de embalagens.
A logística reversa funciona de maneira simples: os produtores rurais devolvem as embalagens vazias nos pontos de coleta espalhados pelo país, que são responsáveis por encaminhar os materiais para as empresas de reciclagem ou incineração.
Além de evitar a contaminação do meio ambiente, a destinação adequada das embalagens ainda ajuda a manter a saúde dos trabalhadores rurais, que podem sofrer com intoxicação se não houver o descarte correto dos resíduos.
O Sistema Campo Limpo existe desde 2002 e já coletou mais de 635 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas, que foram destinadas para reciclagem ou incineração. Essa é uma iniciativa importante para a sustentabilidade do agronegócio e um exemplo de como é possível unir produção agrícola e preservação do meio ambiente.
Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.
Fonte: Portal DBO. Imagem: divulgação.