Certificação ESG Simples, Rápida e Gratuita: Democratizando a Sustentabilidade para Todos

O Linux do ESG dá acesso às boas práticas às pequenas e médias empresas diminuindo desigualdades e aumentando a competitividade para que todos possam crescer de forma mais justa.

Avatar de Lenah Sakai

Lenah Sakai | Green Business Post | 30 dez 2024

Sigam-nos os conscientes: Whatsapp | Google News | Newletter

Atualmente, a discussão sobre a necessidade de empresas adotarem práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) se torna cada vez mais relevante. No entanto, as certificações existentes para avaliar o compromisso das organizações com esses princípios, geralmente, são complexas, caras e inacessíveis para a maioria das pequenas e médias empresas.

Diante desse cenário, surge a proposta de uma certificação ESG simples, rápida e gratuita por meio da ferramenta ESG+ express da Aware Alliance. Essa iniciativa visa democratizar o acesso às boas práticas de sustentabilidade empresarial para um número maior de empresas, independentemente do seu porte.

Diferente de uma certificação de avaliação externa e com critérios dos mais variados, a ferramenta certifica uma autoavaliação, no qual o profissional responsável pela organização avalia sua própria organização. Por seguir uma metodologia simples, qualquer gestor consegue analisar suas práticas ESG de forma rápida.

Ao final, é gerado um relatório e um certificado automático com base no que foi informado. E a organização recebe uma classificação de acordo com a pontuação obtida.

O Linux da sustentabilidade corporativa

A certificação ESG+ express da Aware Alliance propõe a mesma lógica de transparência e colaboração do mais adotado sistema operacional (SO) do mundo, o Linux. Presente na construção do sistema Android do Google, por exemplo, o Linux desbancou as maiores empresas de tecnologia do mundo, como a Microsoft.

Isso ocorreu porque quem trabalha para o constante melhoramento do Linux são as pessoas da comunidade global e não um número limitado de funcionários de um única organização. Qualquer pessoa que sugira e submeta códigos de programação úteis e coerentes com o sistema, poderá ter seu trabalho aprovado pelo comitê gestor do Linux, que é independente, e poderá ser implementado nas próximas versões da tecnologia.

Você conhecia essa lógica de transparência e colaboração?

Clique no balão e responda à pergunta acima:
0
Você conhecia essa lógica de transparência e colaboração?x

Utilizando da mesma lógica, a certificação ESG+ da Aware Alliance também funciona com o melhoramento comunitário contínuo. Tendo seus critérios com acesso aberto, ele pode ser analisado por qualquer um, principalmente, especialistas dos mais diversos setores. Isso funciona como auditorias externas independentes e fortalece a segurança nas práticas e nos conhecimentos sugeridos. Por isso, os sistemas livres e abertos são conhecidos como os mais seguros do mercado.

Todos que o adotam devem, obrigatoriamente, manter o acesso aos critérios e práticas abertos também. Então, até os próprios funcionários podem verificar se o que está sendo declarado condiz com o que convivem pessoalmente. Ou seja, as boas práticas declaradas podem ser verificadas pelos mais próximos do dia a dia organizacional. Isso aumenta a veracidade e dificulta o greenwashing de qualquer tipo.

Quando as empresas deixam publicadas suas ações, suas políticas e qualquer outro comprometimento de forma pública, isso permite que elas sejam cobradas pelas suas declarações. É uma forma dos líderes e seus times terem mais clareza do que esperam deles e buscarem a coerência do dito e do praticado. Isso incentiva a evolução constante e evita a armadilha da acomodação.

Você conhecia essa boa prática de declarações públicas para a coerência do dito e do praticado?

Clique no balão e responda à pergunta acima:
0
Você conhecia essa boa prática de declarações públicas para a coerência do dito e do praticado?x

Benefícios dessa ferramenta democrática:

  • Aumento da adesão às práticas ESG: Ao facilitar a avaliação ESG, desmistificam-se as boas práticas e mais empresas podem implementar medidas que contribuam para a sustentabilidade ambiental, social e na sua própria governança.
  • Redução do greenwashing: A natureza transparente e colaborativa da certificação dificultaria a prática do greenwashing, que consiste na falsa propaganda de ações sustentáveis por parte das empresas.
  • Promoção da justiça social: Ao tornar a certificação acessível a todos os tipos de empresas, inclusive as pequenas e médias, a iniciativa contribui para a diminuição das desigualdades sociais e a promoção da inclusão.
  • Fortalecimento da competitividade das empresas: As empresas que adotam práticas ESG tendem a ser mais competitivas no mercado, pois atraem clientes e investidores que valorizam a sustentabilidade.

Para que a certificação ESG simples, rápida e gratuita seja um sucesso, é fundamental que seja:

  • Desenvolvida de forma colaborativa: A participação de diversos stakeholders, como empresas, especialistas em ESG, ONGs e órgãos públicos, é essencial para garantir que a certificação seja abrangente, justa e eficaz.
  • Baseada em indicadores claros e objetivos: Os indicadores utilizados para avaliar o desempenho das empresas devem ser claros, objetivos e fáceis de mensurar.
  • Adaptada à realidade das empresas A certificação deve levar em consideração as características e desafios específicos das empresas, especialmente as pequenas e médias.
  • Promovida de forma ampla e eficaz: É necessário realizar uma ampla campanha de comunicação para informar as empresas sobre a existência da certificação e seus benefícios.

A certificação ESG+ express da Aware Alliance é uma ferramenta poderosa que pode contribuir para a construção de um futuro mais sustentável para todos. Com o apoio de todos os setores da sociedade, essa iniciativa pode ser um marco na história da sustentabilidade corporativa no mundo.

Junte-se a nós nesse movimento e ajude a construir um futuro mais verde e justo para todos!

Conheça a ferramenta ESG+ express

Envie suas sugestões de melhorias

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comment!x