Robô capinador será futuro no agro?
Robô movido à energia solar semeia e capina o solo 24 horas por dia e beneficia, principalmente, a agricultura orgânica
Por: Redação Ekko Green | 03 set 2021 | Adaptado por Lenah Sakai | 13 set 2021
O robô desenvolvido pela empresa Dinamarquesa, Farm Droid aps, tem alta precisão nas atividades, funcionando com quatro paineis solares e baterias externas. Assim, o projeto garante 24 horas de funcionamento sem necessidade de recarga. O modelo valoriza a precisão acima de tudo, contando com semeadura milimétrica dividida em seis linhas.
A velocidade de trabalho fica entre 450 a 950m por hora e devido ao baixo peso da máquina, não há danos ao solo. O equipamento é recomendado para plantações até 20 hectares em cultivos orgânicos.
Na primavera de 2020, o FarmDroid semeou e capinou mais de 1.500 hectares em grandes partes da Europa. Nesse contexto, a capinação ainda ajuda na diminuição do uso de químicos e pesticidas.
Hoje, existem mais de 50 robôs funcionando em 6 países da Europa. O valor para compra está avaliado em R$427 mil reais. Porém os desenvolvedores acreditam que o retorno do investimento pode acontecer no máximo após dois anos de uso do modelo.
As Agtechs são grupos de empresas que tem o objetivo de trazer a tecnologia para o agronegócio. Ou seja, a missão é exatamente facilitar o trabalho de quem produz e cultiva bem como de todos os envolvidos nessa cadeia.
Fonte: Ekko Green.