Protetor de tela ajuda a mudar o mundo

Imagine contribuir para causas humanitárias e ajudar pessoas a mudar o mundo a partir de um simples descanso de tela de computador? Parece fácil -e é mesmo! A Change.org, maior plataforma de petições online do mundo, e a TracyLocke Brasil criaram The Mining Screensaver, um protetor de tela que, uma vez instalado, usa seu computador para minerar criptomoedas e transformá-las em arrecadação para a Change.org Foundation, ajudando a promover mudanças em áreas como saúde, educação, direitos humanos, economia e política.

Como funciona a mineração com o protetor de tela

Na prática, basta um download (em https://theminingscreensaver.com/) e aquela saída para uma reunião durante o trabalho e o tempo ocioso do desktop ou do laptop se convertem automaticamente em doações. O processo de mineração funciona da seguinte maneira: o The Mining Screensaver realiza uma operação de pool mining, ou mineração em rede, o que significa que, sempre que os computadores com o protetor de tela instalado concluem cálculos de mineração, eles recebem micro frações de criptomoeda, que automaticamente são acumulados na carteira de posse da Change.org Foundation. O software é totalmente seguro e, quanto mais computadores estiverem minerando juntos, maior o poder de processamento, aumentando a arrecadação.

Um pouco mais sobre a Change.org

A fundação então destina a verba arrecadada para cumprir sua missão pelo mundo todo, com foco especial na América Latina e no Brasil. Hoje, mais de 12 milhões de brasileiros e brasileiras usam a Change.org para mudar o que quiserem em todas as partes do país, um número que cresce todos os dias. O site já registrou mais de 530 petições vitoriosas (cujos pedidos foram atendidos) desde 2012.

São histórias como a de uma família mineira que conseguiu fazer a Anvisa mudar seu posicionamento sobre um medicamento. Wiataiana de Freitas e Valdir Francisco coletaram 77 mil assinaturas em 2014 solicitando a liberação do canabidiol (substância encontrada na cannabis sativa) para tratar o filho que sofria de epilepsia aos 9 anos de idade. Via Change.org, a pressão na Anvisa e no então ministro da Saúde deu certo e a substância foi liberada um mês depois.

Petições também são usadas em causas humanitárias urgentes, como as mais de 1.600 criadas na Change.org para arrecadar fundos para a população do México após o terremoto de setembro de 2017, abrigadas sobre a hashtag #FuerzaMéxico e que mobilizaram mais de 3 milhões e 600 mil apoiadores. Em todos os casos, o trabalho das equipes da Change.org em cada país é dar suporte às pessoas que usam o site, juntar assinaturas, organizar entregas de petições e ato em apoio às causas, além de produzir conteúdo e trabalhar para cada petição ser destacada na mídia. Tudo isso financiado diretamente via doações individuais. Veja aqui muitas das vitórias conquistadas via Change.org: https://www.change.org/impact.

Contexto

Com o The Mining Screensaver, a estimativa é que 10 mil pessoas com o protetor de tela instalado, com o computador ligado diariamente por 12 horas durante o período de 1 mês, possam arrecadar aproximadamente 10 mil dólares.

O projeto também busca parcerias com empresas, que podem apoiar a Change.org Foundation instalando o software nos computadores de seus escritórios, ajudando o projeto a crescer ainda mais.

Um estudo da Universidade da Califórnia Irvine concluiu que computadores desktop ficam em média 61% do tempo “inativos”, o que representa um potencial enorme de arrecadação destinada a causas sociais através de The Mining Screensaver.

“Nosso diferencial é contar histórias e empoderar pessoas no mundo todo via tecnologia – e o projeto vai ao encontro dessa missão. Fora que o screensaver resolve a questão do alto consumo de energia que normalmente se utiliza ao minerar criptomoedas. O que o The Mining Screensaver faz é transformar uma energia que seria desperdiçada em investimento social. Podemos dizer que receberemos doações ambientalmente sustentáveis, e isso é fantástico e inovador”, afirma Lucas Pretti, diretor-geral da Change.org no Brasil.

“Identificamos que havia uma sazonalidade na onda de doações e arrecadações no terceiro setor. Nosso grande desafio era, portanto, criar uma maneira simples e eficiente de em apenas um clique, tornar qualquer um com um computador em um doador recorrente”, afirma Pipo Calazans, CEO da TracyLocke Brasil.

“Vale ressaltar também, que este é um projeto open source, ou seja, qualquer ONG interessada em criar uma plataforma recorrente de arrecadação pode utilizar nosso protetor de tela”, diz Fábio Moran.

Fonte: Business Watching.

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comment!x