Princípios de Engenharia Ambiental[ 2 min ]

Livro sobre problemas e ferramentas na engenharia ambiental

Engenharia Ambiental

A engenharia ambiental ou engenharia do ambiente é o ramo da engenharia que atua nas áreas da avaliação ambiental, gestão ambiental, abastecimento e tratamento de água, drenagem e tratamento de águas pluviais e residuais, gestão de resíduos, gestão de ecossistemas, gestão de recursos hídricos, clima e qualidade do ar, acústica e vibrações, plano e ordenamento do território, energia, saúde ambiental e segurança e saúde no trabalho e gestão de solos e subsolos.

A engenharia do ambiente estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vista a promover o desenvolvimento sustentável. O engenheiro ambiental deverá saber reconhecer, interpretar e diagnosticar impactos ambientais negativos e positivos, avaliar o nível de danos ocorridos no meio ambiente e propor soluções integradas de acordo com o direito do ambiente vigente.

Princípios de Engenharia Ambiental

O livro

Este livro foca os aspectos mais importantes da tomada de decisão em engenharia ambiental. O texto utiliza o conceito de balanço de massa como ferramenta para a solução dos problemas mais comuns da área. Os conteúdos relevantes da química, da biologia, da hidrologia, da qualidade da água, do tratamento de efluentes domésticos e industriais, da poluição atmosférica e sonora e da gestão de resíduos sólidos urbanos são apresentados de forma detalhada.

Depoimentos

Quando eu comprei este livro o que me surpreendeu foi o quão denso de informações úteis ele continha. Muitos exercícios resolvidos, Boxes sobre temais ambientais muito interessantes abrem cada capítulo para nos dar a dimensão do alcance da engenharia ambiental. O capítulo sobre poluição do ar é diferenciado dos outros livros que eu tenho. é amplo e fácil de entender. As ilustrações são muito boas e a tradução está impecável. Está escrito em unidades que são comuns na engenharia ambiental (mas se você quiser praticar em unidades SI a conversão será fácil pois essas unidades são derivadas desse sistema). O capítulo sobre tratamento de água também merece destaque assim como o de Hidrologia (que está muito bem fundamentado e ligado aos temas ambientais). Existe um capítulo muito bom sobre o tema sustentabilidade incluindo técnicas de mensuração da mesma. Um livro com o qual eu me dou muito bem e que volta e meia o consulto para manter-me muito bem informado. Recomendo aos colegas. – Ruan Cabral

Atendeu as minhas expectativas, tanto o livro quanto a entrega!!!! Conteúdo completo sobre a área de engenharia e ciências ambientais!!! A única ressalva seria o tamanho da letras e as figuras que deveriam ser coloridas, fora isso recomendo!!!! – Lucas Raiol

Sobre os autores

Mackenzie L. Davis: Ph.D., P.E., DEE, é professor emérito de Engenharia Ambiental no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Estadual de Michigan, onde, durante vinte anos, lecionou no curso de design de nível sênior, Design de Plantas de Tratamento de Águas e Efluentes.

Susan J. Masten: Ph.D. em Engenharia Ambiental na universidade de Harvard, com pesquisas que envolvem o uso de oxidantes químicos no solo, água e lixiviados contaminados com produtos químicos orgânicos perigosos.Alimentos orgânicos

Fonte: Wikipédia.

Se estamos lhe agregando de alguma forma, apoie a profissionalização do canal. Faça um pix de qualquer valor para pix@greenbusinesspost.com e mantenha o nosso time empenhado na geração de novos conteúdos.

Click Here
Newsletter
Faça como 350 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos! Inscreva-se aqui!!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

🫶 APOIE: ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

💪 PARTICIPE das discussões sobre ESG+ no Facebook.

Lenah Sakai

Ex-atleta, green fellow (vegetariana, minimalista), trabalhando duro para tornar as organizações, os maiores impactadores do planeta, mais responsáveis. Formada em administração pela PUC-SP, há +10 anos atua em negócios e sustentabilidade. Fundadora do Green Business Post, co-fundadora da Ignitions Inc., do movimento Cultura Empreendedora, do DIRIAS, 1ª associação de direito digital do Brasil e da ABICANN, 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil. Hoje é gestora de uma rede de 5 milhões de pessoas do ecossistema empreendedor nacional e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *