O planeta Terra regula a própria temperatura, segundo MIT
Cientistas do MIT confirmam que o nosso planeta permite que a vida prospere em sua superfície por meios naturais.
Por: Lenah Sakai | 02 dez 2022 | Collaborative Progress Licenseª
O planeta terra já passou por períodos climáticos muito hostis à vida e, nem por isso, a fauna e flora deixaram de existir. Pensando nisso, cientistas do MIT resolveram investigar se existe algum motivo para explicar esse fato.
Desde eras com vulcões muito ativos, até eras do gelo congelantes e variações drásticas na radiação solar, a vida, nos últimos 3,7 bilhões de anos, persiste.
Com o apoio, em parte, por uma bolsa da MathWorks e pela National Science Foundation, o estudo feito por pesquisadores em Ciências Avançadas do MIT revelou que a Terra possui um fenômeno natural que deixa o clima dentro de uma faixa estável e habitável. Eles chamaram esse evento de ‘feedback estabilizador’.
O fenômeno natural do planeta
Uma das hipóteses causadoras dessa ocorrência são as transformações geológicas do silicato, o chamado ‘intemperismo do silicato’. Nessa reação química, esse mineral captura o dióxido de carbono da atmosfera e transfere para os sedimentos oceânicos, prendendo o gás nas rochas.
O time do MIT encontrou um padrão consistente no comportamento de estabilização do clima. Baseando seus estudos nos dados dos últimos 66 milhões de anos, esse efeito tem a duração na escala de centenas de milhares de anos, que coincide com a escala de tempo em que o intemperismo do silicato atua.
Aquecimento global será cancelado
Segundo Constantin Arnscheidt, um estudante de pós-graduação no Departamento de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias do MIT (EAPS), com essa descoberta, por um lado, já se pode afirmar que o aquecimento global será cancelado pelo feedback estabilizador. Mas por outro lado, isso irá demorar centenas de milhares de anos, ou seja, não será rápido suficiente para resolver os problemas atuais.
O que ainda é um mistério?
Outra descoberta intrigou a equipe de cientistas. Eles analisaram dados de escalas superiores a um milhão de anos e não encontraram nenhum padrão de fenômeno estabilizador. Então o que poderia ter mantido a temperatura do planeta sob controle?
Eles possuem teorias, mas fica confirmado que a temperatura de nosso planeta varia ao longo de sua história e se mantém por si só em uma zona habitável.
Essa descoberta é motivo de comemoração, pois a natureza de nosso planeta favorece a vida. Mas será que as atividades humanas são relevantes o suficiente para interferir no feedback estabilizador? Será que o ser humano consegue colaborar com o equilíbrio climático de forma significativa? Será que o senso de urgência climático pode seguir de forma menos alarmante agora?
Não perca as novidades ESG+. Assine nossa newsletter gratuita.
Fonte: MIT News.