Escola de governo inova com portal virtual
O Portal Único de Escolas de Governo, o EV.G, oferta capacitação a distância no serviço público brasileiro e qualquer interessado tem acesso aos conteúdos.
A escola de governo
Organizado pela Escola Nacional de Administração Pública – Enap e com apoio do Laboratório Latitude, a Escola Virtual de Governo consiste em um conjunto de serviços disponibilizados em uma plataforma online. Para o servidor ou cidadão que busca capacitação no serviço público, o Portal oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.
Além disso, o servidor ou cidadão tem acesso a um cadastro e login únicos para a realização de suas capacitações, bem como um histórico escolar unificado.
Temáticas dos cursos
- Dados, informação e conhecimento;
- Educação e docência;
- Ética e cidadania;
- Gestão de pessoas;
- Gestão de políticas públicas;
- Gestão estratégica;
- Governança e gestão de riscos;
- Logística e compras públicas;
- Orçamento e finanças;
- Tecnologia da informação;
- Transferências voluntárias.
Serviço oferecido para instituições
Para as instituições vinculadas, o Portal oferece uma série de serviços, a depender do tipo de associação da instituição com o projeto. Dentre os serviços oferecidos, estão a hospedagem de cursos, gestão acadêmica das ofertas e consolidação e tratamento de dados.
Em suma, a solução pretende centralizar o que pode ser centralizado para que se tenha a economia de escala (hospedagem, gestão acadêmica, emissão de certificado, histórico escolar), sem inibir a descentralização do que deve permanecer descentralizado (autonomia para criar cursos e definir metodologias educacionais, gestão e análise de resultados, definição de políticas de capacitação) para que seja garantido o processo criativo e colaborativo permanente.
Estatísticas
O portal disponibiliza dados e informações relativas à capacitação de servidores públicos, temas de maior interesse, distribuição nacional das capacitações, entre outros indicadores, de forma aberta, tempestiva e dinâmica. O acesso facilitado a dados reais e precisos permite não apenas o controle social, mas também a análise de informações de acordo com as mais variadas necessidades.
Ambiente Virtual
Seguindo as tendências educacionais mais recentes, a Escola Virtual.Gov oferece uma plataforma MOOC que sustenta a oferta de cursos de curta e média duração, abertos e gratuitos, como alternativa de formação mais aderente ao desenvolvimento rápido de competências para o trabalho.
Voltado para grupos menores e personalizados, combina recursos e tecnologia virtual com engajamento pessoal entre professores e alunos. Suporta cursos oferecidos em formato misto, baseados na metodologia de “sala de aula invertida” ou “flipped classroom”.
Instituições participantes:
- Ancine;
- ApexBrasil;
- Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade;
- Comissão de Ética Pública;
- Defensoria pública da União;
- Empresa Brasil e Comunicação – EBC;
- Escola da AGU;
- Escola Governar – Amazonas;
- Escola Nacional de Administração Pública – Enap;
- Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducaional – Espi/Semad;
- Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União;
- Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;
- Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos;
- Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCE RJ;
- Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
História da Escola Virtual de Governo
No período entre 2013 e 2016, a Enap conseguiu uma série de avanços no campo da educação a distância. Entre esses avanços, é possível mencionar o significativo aumento da quantidade de cursos ofertados (100%) e dos certificados emitidos (400%), bem como a internalização dos serviços de hospedagem e administração do seu ambiente virtual de aprendizagem, de produção multimídia e de planejamento educacional.
No mesmo período, ao contrário do que aconteceu com a Enap, muitas escolas de governo e centros de capacitação experimentaram um cenário de restrições e oscilações no que se refere à infraestrutura e à disponibilidade de recursos e de pessoal. Vivendo esse contexto de restrições orçamentárias, algumas instituições federais buscaram a Enap como alternativa para hospedagem de seus cursos, enquanto outras instituições, principalmente estaduais e municipais, limitaram-se a ofertar cursos cedidos, sem obter avanços no desenvolvimento de novos cursos e no campo da inovação.
Diante desse cenário, a Escola Virtual de Governo surgiu, em 2017, como uma proposta para superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, buscando garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público e solucionar problemas estruturantes que tenham origem na oferta descentralizada de cursos.
Para maiores informações acesse: https://evg.gov.br.
Fonte: The Political Diary.
Parabens pela iniciativa e merece grande divulgacao pro interior.