Combustível de plástico reciclado é saída para despoluir oceanos[ 1 min ]

Pesquisadores da Universidade de Purdue, em Indiana, EUA, aplicaram uma tecnologia que converte 90% dos resíduos de polipropileno em gasolina ou diesel

Que tal se o lixo plástico, em vez de entupir os oceanos, pudesse ser transformado em energia para a locomoção de veículos? Pois é essa a possibilidade descoberta por pesquisadores da Universidade de Purdue, de Indiana, EUA. Eles criaram um combustível de plástico reciclado.

A tecnologia desenvolvida por esses estudiosos permite converter cerca de 90% dos resíduos de polipropileno, tipo de plástico usado em embalagens e brinquedos, em gasolina e diesel de alta qualidade. A transformação leva apenas algumas horas.

Produção de petróleo copiada

Isso porque o processo é realizado por liquefação hidrotérmica, o qual, a temperaturas altíssimas e com muita pressão, imita as condições geológicas da Terra ao produzir petróleo.

Dessa forma, a conversão do plástico resulta em nafta, óleo inflamável que é matéria-prima para a indústria petroquímica.

Linda Wang, professora de engenharia química na Universidade de Purdue e líder da pesquisa que desenvolveu o combustível de plástico reciclado.

O combustível de plástico reciclado, segundo os pesquisadores, poderia atender 4% da demanda por gasolina ou diesel no mundo. Afinal, segundo a ONU, 8 milhões de toneladas de lixo plástico são despejadas anualmente nos oceanos.

Os pesquisadores da Universidade de Purdue buscam agora investidores e parceiros para produzir o combustível de plástico reciclado em escala comercial.

Fonte: Catraca Livre.

Se estamos lhe agregando de alguma forma, apoie a profissionalização do canal. Faça um pix de qualquer valor para pix@greenbusinesspost.com e mantenha o nosso time empenhado na geração de novos conteúdos.

Click Here
Newsletter
Faça como 350 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos! Inscreva-se aqui!!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

🫶 APOIE: ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

💪 PARTICIPE das discussões sobre ESG+ no Facebook.

Lenah Sakai

Ex-atleta, green fellow (vegetariana, minimalista), trabalhando duro para tornar as organizações, os maiores impactadores do planeta, mais responsáveis. Formada em administração pela PUC-SP, há +10 anos atua em negócios e sustentabilidade. Fundadora do Green Business Post, co-fundadora da Ignitions Inc., do movimento Cultura Empreendedora, do DIRIAS, 1ª associação de direito digital do Brasil e da ABICANN, 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil. Hoje é gestora de uma rede de 5 milhões de pessoas do ecossistema empreendedor nacional e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *