Piauí terá maior parque solar da América do Sul

Terá operação iniciada em 2020 empreendimento é fruto de R$ 1,4 bilhão de investimentos da Enel Green Power.

No ano de 2020 entrará em operação o maior parque solar da América do Sul, o parque ficará na cidade de São Gonçalo do Gurguéia, no Estado do Piauí, terá uma potência de 475 megawatts (MW). A Enel será responsável pelo empreendimento e investirá cerca de R$ 1,4 bilhão.

O projeto já é considerado a maior planta solar fotovoltaica atualmente em construção.  O responsável pela Enel, Antônio Cammisecra, afirmou que “o início da construção desta planta fotovoltaica fortalece a liderança da empresa no setor brasileiro de energias renováveis.” Com a construção do parque solar, são Gonçalo contribuirá na diversificação e resiliência da matriz energética do País.

O parque solar será capaz de gerar mais de 1.200 GWh por ano e, assim, evitar a emissão de mais de 600 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Do total da capacidade instalada do empreendimento, 388 MW foram conquistados pelo Grupo Enel no leilão brasileiro A-4, em dezembro de 2017, e estão apoiados por contratos de fornecimento de energia de 20 anos para um pool de distribuidoras que operam no mercado regulado. Os 87 MW restantes serão negociados no Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Somente no Brasil, as subsidiárias EGPB e Enel Brasil, ligadas ao Grupo Enel, já totalizam uma capacidade instalada de renováveis de mais de 2,9 GW, dos quais 842 MW de energia eólica, 820 MW de energia solar fotovoltaica e 1.269 MW de energia hídrica.

Fonte: O Petróleo.

*As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

3 thoughts on “Piauí terá maior parque solar da América do Sul

  • Que maravilha ! Só benefícios, diminui o impacto na natureza e alavanca os negócios sustentáveis

    Resposta
    • Lenah Sakai

      O Brasil é uma potência para a energia renovável e o mercado sustentável. Agora o que temos que fazer é valorizar as empresas que buscam a sustentabilidade, investindo nelas.

      Resposta
  • Esse é um investimento que vale a pena, o Brasil deveria investir mais nisso.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *