ONU abre curso online sobre Lixo Marinho

ONU Meio Ambiente abre nova edição em português do Curso Online Aberto e Massivo sobre Lixo Marinho

No dia 29 de abril, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente), em cooperação com a Universidade Aberta da Holanda, dará início à terceira edição do Curso Online Aberto e Massivo (Massive Open Online Course – MOOC) sobre Lixo Marinho. O MOOC, que é gratuito, foi criado para estimular lideranças e oferecer oportunidades de aprendizagem que promovam ações em prol da saúde dos oceanos.

Nesta edição, o MOOC estará disponível em inglês, árabe, chinês, francês, espanhol, russo e português, e as inscrições já estão abertas.  

A poluição marinha é uma questão global que afeta todos os oceanos. O lixo é um problema ambiental, humano, socioeconômico e de saúde, reflexo de uma sociedade de alto desperdício. Com o crescimento mundial do volume de resíduos sólidos descartado todos os dias e as baixas taxas de degradação, o montante de lixo presente no ambiente marinho só aumenta.

Esse curso busca inspirar os estudantes a tomar atitudes e assumir a liderança na agenda de combate à poluição marinha, estimulando a interação de atores-chave.  

O MOOC Lixo Marinho se esforça para oferecer uma aprendizagem orientada para ações: como os estudantes podem aplicar atividades bem-sucedidas e inspiradoras em seu próprio contexto local, independentemente de sua profissão ou região. O curso apresentará diferentes opções e ferramentas para combater a poluição marinha, tais como o uso efetivo e legítimo da Estratégia de Honolulu.  

Este é o primeiro curso ao estilo MOOC focado em lixo no mar, apresentando estudos de casos e boas práticas do mundo todo, e conta com corpo docente especializado. Totalmente gratuito, o curso é voltado tanto para profissionais e gestores quanto para estudantes e interessados, e está dividido em duas ‘trilhas’.

A “Trilha da Liderança” oferece 10 horas de conteúdo introdutório à temática, com estratégias para prevenir e reduzir a poluição marinha – é indicada para iniciantes e pessoas que queiram integrar a temática ao seu campo de atuação ou fortalecer sua liderança. Para quem quiser aprofundar conhecimentos, a “Trilha da Expertise” – em inglês ou espanhol – oferece 30 horas adicionais e exige um relatório final para conclusão do curso.  

Uma iniciativa da Global Partnership for Marine Litter (GPML, Parceria Global para o Lixo no Mar), o MOOC será disseminado por meio da Aliança para Juventude e Educação (YEA!) e da Parceria Global de Universidades para o Meio Ambiente e a Sustentabilidade (GUPES) que engloba, atualmente, 800 universidades em todo o mundo – 16 no Brasil.

O curso oferece palestras, estudos de caso e vídeos, além de materiais adicionais de estudo. As palestras estarão disponíveis em vídeo e em documentos online, dentro de uma plataforma online interativa.  

Como se inscrever: 

As inscrições estão abertas e as aulas terão início no dia 29. O link para inscrição – www.bit.ly/MOOC2019_Português – abre uma página da Universidade Aberta, que apresenta o MOOC em inglês, mas fornece as informações básicas em português. O interessado deverá clicar no botão azul em que se lê “MATRICULAR EM MLMOOCPT18” e será direcionado a um formulário (em português) para criar uma conta na Universidade Aberta.

Após o recebimento da  confirmação da conta por e-mail, o interessado retorna ao site da Universidade Aberta, faz seu login e, então, inscreve-se no MOOC Lixo Marinho clicando no botão indicado.  

Em caso de dificuldade, entrem em contato com a ONU Meio Ambiente por meio do endereço eletrônico: mareslimpos@gmail.com

Fonte: UN Environment. Imagem: Curso Online Aberto e Massivo em Lixo Marinho.

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora da Aware Alliance, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comment!x