OEOO Rio organiza ação coletiva de coleta de resíduos na Praia de Sepetiba
Evento contará ainda com programação extensa de palestras, trabalhos científicos e até show de música
Com o objetivo de conter a crescente poluição que afeta as praias e águas do Rio de Janeiro, a ONG One Earth One Ocean (OEOO Rio), que atua no território fluminense há cerca de dois anos, fará uma ação de limpeza e coleta de resíduos na Praia de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O evento, que será aberto à participação de voluntários, acontece neste domingo, 15, a partir das 8h. O ponto de encontro será na Praça Washington Luiz, 44.
A ação de limpeza faz parte da Jornada Científica e Cultural e Científica de Montanhismo, realizada pela Gear Tips Outdoor, que vai contar com palestras, exposição de trabalhos científicos e um show musical. O objetivo é estimular o cuidado com a natureza falando de suas belezas e dos benefícios que traz para a saúde e o bem-estar. Entre os palestrantes está a presidente da OEOO Rio, Laura Kita Kejuo, que vai falar sobre descartes de resíduos sólidos.
“Sepetiba é um lugar emblemático para falar sobre isso. Uma paisagem muito bonita, mas que é extremamente prejudicada pela quantidade de lixo que vem sendo despejado por lá há anos. Incentivar a limpeza e o cuidado com as águas e praias é a principal missão da OEOO Rio. Queremos mostrar que com cooperação e esforço coordenado é possível limpar os oceanos”, comenta Laura.
O evento tem entrada franca e é aberto a todos que quiserem participar da ação de coleta de lixo ou participar das atividades socioculturais, que serão realizadas das 10h às 17h30. A programação completa pode ser conferida no site https://jornadademontanhismo.com.br/acao-socio-cultural/
Sobre a OEOO
A One Earth One Ocean é uma ONG de origem alemã que lida com a proteção do meio ambiente, sobretudo com a proteção costeira e das águas. A associação atua em três frentes de ação: limpeza de oceanos e rios, educação e pesquisa sobre o lixo marinho, tanto nacionalmente como internacionalmente, a fim de alcançar uma mudança no comportamento global em relação ao lixo (plástico).
Atuando no Rio de Janeiro, a OEOO Rio está desenvolvendo um projeto de coleta de resíduos flutuantes e costeiros em parceria com pescadores artesanais. Todo o material coletado é sempre separado e enviado para destino ambientalmente adequado. Em paralelo, a equipe da OEOO pretende aprofundar projetos de educação ambiental, além de estreitar parcerias com outras ONGs e institutos de pesquisa da região.
Imagem: Tripadvisor.