ISE – Índice de sustentabilidade empresarial da B3 ganha nova metodologia[ 2 min ]

Para otimizar a avaliação empresarial quanto aos critérios ESG, ISE B3 lançou nova metodologia 40% mais enxuta

Por: Lenah Sakai | Green Business Post | 23 julho 2021

Para facilitar o preenchimento do questionário e para atualizar os critérios seguindo padrões internacionais, a B3 fez uma pesquisa junto aos seus stakeholders e, em 2019, iniciou os trabalhos para uma reestruturação no índice. Dois anos depois, a B3 anuncia, oficialmente, a nova metodologia de avaliação de empresas do ISE.

Durante uma transmissão ao vivo, os profissionais que participaram desse projeto apresentaram as principais mudanças, dentre elas, a redução de 40% do questionário anterior e a gratuidade para participar, com o intuito de estimular as melhores práticas ESG nas empresas.

Para otimizar o processo de responder ao questionário, o ISE, por meio de uma parceria, integrou o questionário de mudanças climáticas junto ao CDP (Carbon Disclosure Project), dessa forma as respostas valem tanto para a CPD quanto para o ISE, bastando respondê-las uma única vez valendo para as duas instituições.

Além disso, dois destaques foram a maior transparência com acesso aberto ao desempenho de todas as empresas participantes e o questionário dividido de acordo com o setor empresarial. Eram grandes demandas que facilitam e fortalecem principalmente os gestores de investimentos em ESG.

“A reestruturação do ISE B3 deve oferecer aos investidores, companhias e stakeholders informações relevantes, consistentes e transparentes.”

ISE – Índice de sustentabilidade empresarial da B3

A equipe do ISE B3 já compartilhou os próximos passos ISE B3 e a agenda ESG:

  • De 20 de julho a 10 de setembro: preenchimento do questionário ISE B3
  • 12 de agosto: webinar de orientações sobre evidências
  • 15 a 22 de setembro: envio de evidências
  • 22 de setembro a 12 de novembro: análise das evidências
  • 01 de dezembro: prévia da carteira ISE B3 2022
  • Bootcamp ESG | Semana de 05 de agosto | tema: relatos ESG
  • ICO2 | 17 de agosto: evento de lançamento
  • ISE B3 | 31 de agosto: 7º Diálogo ISE B3

Se estamos lhe agregando de alguma forma, apoie a profissionalização do canal. Faça um pix de qualquer valor para pix@greenbusinesspost.com e mantenha o nosso time empenhado na geração de novos conteúdos.

Click Here
Newsletter
Faça como 350 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos! Inscreva-se aqui!!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

🫶 APOIE: ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

💪 PARTICIPE das discussões sobre ESG+ no Facebook.

Lenah Sakai

Ex-atleta, green fellow (vegetariana, minimalista), trabalhando duro para tornar as organizações, os maiores impactadores do planeta, mais responsáveis. Formada em administração pela PUC-SP, há +10 anos atua em negócios e sustentabilidade. Fundadora do Green Business Post, co-fundadora da Ignitions Inc., do movimento Cultura Empreendedora, do DIRIAS, 1ª associação de direito digital do Brasil e da ABICANN, 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil. Hoje é gestora de uma rede de 5 milhões de pessoas do ecossistema empreendedor nacional e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *