ISE – Índice de sustentabilidade empresarial da B3 ganha nova metodologia
Para otimizar a avaliação empresarial quanto aos critérios ESG, ISE B3 lançou nova metodologia 40% mais enxuta
Por: Lenah Sakai | Green Business Post | 23 julho 2021
Para facilitar o preenchimento do questionário e para atualizar os critérios seguindo padrões internacionais, a B3 fez uma pesquisa junto aos seus stakeholders e, em 2019, iniciou os trabalhos para uma reestruturação no índice. Dois anos depois, a B3 anuncia, oficialmente, a nova metodologia de avaliação de empresas do ISE.
Durante uma transmissão ao vivo, os profissionais que participaram desse projeto apresentaram as principais mudanças, dentre elas, a redução de 40% do questionário anterior e a gratuidade para participar, com o intuito de estimular as melhores práticas ESG nas empresas.
Para otimizar o processo de responder ao questionário, o ISE, por meio de uma parceria, integrou o questionário de mudanças climáticas junto ao CDP (Carbon Disclosure Project), dessa forma as respostas valem tanto para a CPD quanto para o ISE, bastando respondê-las uma única vez valendo para as duas instituições.
Além disso, dois destaques foram a maior transparência com acesso aberto ao desempenho de todas as empresas participantes e o questionário dividido de acordo com o setor empresarial. Eram grandes demandas que facilitam e fortalecem principalmente os gestores de investimentos em ESG.
A equipe do ISE B3 já compartilhou os próximos passos ISE B3 e a agenda ESG:
- De 20 de julho a 10 de setembro: preenchimento do questionário ISE B3
- 12 de agosto: webinar de orientações sobre evidências
- 15 a 22 de setembro: envio de evidências
- 22 de setembro a 12 de novembro: análise das evidências
- 01 de dezembro: prévia da carteira ISE B3 2022
- Bootcamp ESG | Semana de 05 de agosto | tema: relatos ESG
- ICO2 | 17 de agosto: evento de lançamento
- ISE B3 | 31 de agosto: 7º Diálogo ISE B3