Inovação para a saúde previne mais de 100 doenças

Tecnologia assistiva contribui para prevenir mais de 100 doenças por meio da humanização em exames e da promoção de saúde e bem-estar

*Por Eliézer Machado Dias | Fundador da ColOff.

Hoje acordei pensando em falar sobre as ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mais especificamente sobre o Objetivo 3 – SAÚDE E BEM-ESTAR – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.

A meta 3.4 desta ODS é até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção (como o câncer por exemplo) e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar.

Vemos que a prevenção em saúde ainda é muito incipiente no Brasil, principalmente quando falamos de cumprir protocolos primários que atenderiam por exemplo a meta 3.4 da ODS 3 – SAÚDE E BEM-ESTAR.

Se pensarmos que o câncer de intestino ou colorretal (CCR) é o terceiro câncer mais comum em homens e o segundo mais comum em mulheres e houveram mais de 1,8 milhões de novos casos em 2018 segundo o World Cancer Research Fund e American Institute for Cancer Research. Poderíamos salvar vidas com um simples exame de fezes.

Sim, eu disse FEZES! A pesquisa de sangue oculto nas fezes não é um diagnóstico, porém rastreia possíveis causas do CCR (pólipos) e poderia reduzir a mortalidade por esta neoplasia antes da Agenda 2030 com um protocolo primário simples, não invasivo e políticas públicas de baixo custo.

Mas, importantes exames diagnósticos de fezes são marginalizados e negligenciados por de falar de COCÔ. Só que esta será a próxima fronteira da medicina com os avanços da ciência em estudos sobre o Microbioma Humano.

Mais especificamente a MICROBIOTA INTESTINAL pode estar relacionada com mais de 100 doenças e pode ajudar a tratar doenças como diabetes, câncer e doenças auto-imunes entre tantas outras descobertas ainda por vir.

saúde e bem-estar coloff ODS 3 ONU

O produto ColOff® resolve este problema humanizando a coleta, entregando segurança e experiência ao paciente. Porém, muitos Laboratórios, Hospitais e Médicos ainda tem muito preconceito e descaso com o tema EXAME DE FEZES, mas os pacientes pouco sabem e/ou são orientados a fazer a coisa certa!

Tanto que a comunidade científica, sociedades médicas e artigos publicados relatam os erros, negligência, falta de treinamento e padronização dos processos que principalmente ocorrem na fase da PRÉ-COLETA como podem ver abaixo:

“Os problemas pré-analíticos podem estar relacionados à elevada rotatividade de pessoal, à negligência, à falta de entendimento sobre boas práticas em laboratório e ao treinamento insuficiente.”
(Recomendações da sociedade brasileira de patologia clínica/medicina laboratorial (SBPC/ML): fatores pré-analíticos e interferentes em ensaios laboratoriais.)

“Tanto o diagnóstico quanto o tratamento do trato intestinal dependem da recuperação e identificação dos agentes etiológicos, tornando assim a coleta correta de espécimes fecais importante em termos de relevância clínica e atendimento ao paciente. No entanto, o procedimento de coleta é frequentemente negligenciada e os pacientes frequentemente realizam a recolha fecal utilizando materiais improvisados. O produto ColOff® foi validado como um novo dispositivo para coletar amostras fecais.”
(Validação do produto ColOff® no Annual Meeting AACC 2011, em Atlanta – EUA, seção “Technology/Design Development”)

A beleza da ciência é tornar as coisas simples e o produto ColOff® é uma tecnologia assistiva simples apesar de patenteada e considerada HealthTech.

Muitas vezes dizem que é uma inovação disruptiva por quebrar tabus e conceitos e aperfeiçoar processos mas, que de tão simples me lembra uma frase de Peter Drucker que imortalizei como um mantra para nós:

“Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, o maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: Isto é óbvio! Por que não pensei nisso antes?

Estas considerações e reflexões são importantes para cumprirmos as ODS da Agenda 2030 e que são um plano de ação para todas as pessoas, empresas e governantes, para o planeta e para a prosperidade!

Veja no vídeo como o ColOff funciona:

Fonte: Divulgação.

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comment!x