Educação ambiental abre 16 mil vagas em cursos gratuitos

São oito cursos gratuitos para todos os públicos e uma turma exclusiva para participantes do projeto Salas Verdes. Interessados podem se inscrever até 17 de outubro.

Interessados em aprender mais sobre temas como Água, Unidades de Conservação, Resíduos Sólidos ou Produção e Consumo Sustentáveis poderão se inscrever, até o dia 17 de outubro, em um dos cursos a distância oferecidos pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Serão oito cursos autoinstrucionais (sem tutoria) abertos ao público geral. Para se inscrever, basta acessar o ambiente virtual de aprendizagem do MMA, preencher o cadastro e fazer o login. É possível participar de mais de uma turma. A carga horária dos cursos varia de 20 a 70 horas e há 2 mil vagas para cada um deles.

Outra novidade é que o projeto Salas Verdes ganhou uma turma exclusiva, com o tema Educação Ambiental e Água. A iniciativa, criada em 2000, tem como objetivo incentivar a implantação de espaços socioambientais, que atuam como potenciais centros de informação e formação ambiental. Esta será a primeira das três turmas exclusivas para o projeto Salas Verdes programadas até o fim do ano.

Uma das missões do Salas Verdes é reduzir a produção e a distribuição de publicações em meio físico, ou seja: diminuir o uso de papel. Por isso, cada vez mais, o projeto aposta em ferramentas de educação a distância, como a plataforma Moodle. Os cursos online poderão ser feitos pelo público das Salas Verdes, formando turmas exclusivas de participantes do projeto.

A analista ambiental Ana Luisa Teixeira de Campos, do MMA, explica que a educação a distância foi uma alternativa para facilitar o acesso da sociedade a conteúdos alinhados com as políticas públicas ambientais nacionais. “Flexibilidade de horário, acesso de lugares diversos, interações e troca de experiências com públicos de diferentes realidades são algumas vantagens da modalidade”, destaca.

Ana Luisa explica que o ambiente virtual de aprendizagem tem sido fundamental para o desenvolvimento de diversos trabalhos de educação ambiental no Brasil. Segundo ela, os cursos podem ser considerados ferramentas vitais para o estabelecimento de parcerias, tanto internas (com o aumento da interlocução de diversos departamentos do ministério) quanto externas. “Também são importantes para o aumento da capilaridade das políticas públicas ambientais”, completa.

Os conteúdos também podem ser aproveitados por parcerias como escolas de governo, universidades, associações ou secretarias de meio ambiente estaduais e municipais, o que potencializa o uso e a disseminação dos materiais produzidos.

Por: Ascom MMA

Fonte: ICMBio. Imagem: Boletim Ambiental.

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Fernanda
2 anos atrás

Acho que a educação a distância acaba democratizando mais a educação.
Seja pelo preços mais acessíveis ou mesmo pela disponibilidade geográfica.

2
0
Comment!x