Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais
Livro sobre cultivo orgânico de plantas medicinais
Plantas Medicinais
As plantas medicinais foram identificadas e usadas ao longo da história da humanidade, pois têm a capacidade de sintetizar uma grande variedade de compostos químicos que são utilizados para desempenhar funções biológicas importantes e para a defesa contra o ataque de predadores, tais como insetos, fungos, herbívoros e mamíferos. Pelo menos 12.000 desses compostos foram isolados até hoje, um número estimado em menos de 10% do total.
O uso de plantas para tratar doenças precisa de atenção aos detalhes. Saber conservar e usar cada tipo é fundamental para garantir que o remédio funcione. Não acredite que tudo que é natural não faz mal. “As plantas necessitam de recursos químicos para se defender, como alguns alcaloides, que, por serem amargos e tóxicos, afastam predadores, ou óleos essenciais, que atraem aves para a polinização”, exemplifica a farmacêutica Ivana Suffredini, da Universidade Paulista, na capital. “Assim como algumas dessas substâncias podem atuar positivamente no organismo humano, outras provocam sérios danos”, alerta.
O livro
A 2ª edição do livro “Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais”, escrito por especialistas e praticantes na área, apresenta soluções para se produzir plantas medicinais de alta qualidade, e que agregue práticas da agricultura orgânica, possibilitando, dessa forma, uma produção racional, com equilíbrio e respeito aos ecossistemas. Ainda, concilia métodos de cultivo, colheita e beneficiamento dessas plantas de acordo com normatização sanitária vigente no território nacional.
Os autores propõem um módulo básico de cultivo em que dimensiona a horta juntamente com o secador de plantas, visando a obtenção de plantas de alta qualidade, por meio do planejamento do plantio, tratos culturais, colheita e beneficiamento. Este módulo proposto é adequado aos pequenos produtores que buscam a diversificação de sua produção. O livro reúne informações necessárias para se produzir economicamente plantas medicinais para uso doméstico e comercialização, utilizando práticas reconhecidas da agricultura orgânica. Apresenta, ainda, fichas técnicas das principais plantas cultivadas, que auxiliarão na programação e no início das atividades. Além de orientar quanto à dosagem diária de chás e formas de preparo.
Sumário do livro
- Introdução
- Princípios Ativos
- Planejamento da Produção
- Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais
- Qualidade Total na Produção de Plantas Medicinais
- Fichas Descritivas de Algumas Plantas
Informações técnicas do livro
- Tipo: Livro
- Título: Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais
- Autor: Mª Luiza Sartório, Celso Trindade, Patrícia L. Resende e José Reis Machado
- Editora(s): Aprenda Fácil
- ISBN: 978-85-8366-088-0
- Área: Livros
- Idioma: Português
- Data de Lançamento: 2017
- Número de Páginas: 241
- Tamanho: 23 x 16
- Edição: 2ª
Sobre os autores
Seguem informações obtidas de alguns dos autores do livro:
Maria Luiza Sartório: É Engenheira Química pela Universidade Federal de Viçosa. Especializada em Engenharia de Qualidade pela PUC – MG.
Celso Trindade: Engenheiro florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre e Doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. É também pós-Doutor em Ciência Florestal pela UFV. Atualmente, é consultor da Geraes Qualidade e Meio Ambiente Ltda. Tem grande experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Controle de Qualidade das Operações Florestais.
Fonte: UOV, Editora UFV, Wikipedia, Abril.