Chamada de Casos: inclusão da agricultura familiar

FGV está com inscrições abertas para empresas, startups, órgãos governamentais e terceiro setor que fortalecem a agricultura familiar.

A Fundação Getúlio Vargas está com chamada aberta para organizações, sejam elas com fins lucrativos, sem fins lucrativos ou governamentais que:

  • promovem a adaptação dos agricultores familiares à mudança do clima
  • promovem a transição agroecológica na agricultura familiar

Em sua segunda edição, esta chamada de casos tem como objetivo identificar iniciativas inovadoras que tragam referências de atuação para organizações empresariais e públicas que integram a cadeia de alimentos, com ênfase nos temas de mudança do clima e transição agroecológica. 

A chamada é realizada pelo FGVces (Fundação Getúlio Vergas | Centro de Estudos em Sustentabilidade) no âmbito do projeto Bota na Mesa, que busca incluir a agricultura familiar na cadeia de alimentos em grandes centros urbanos, considerando o comércio justo, a conservação ambiental e a segurança alimentar e nutricional.

Com o projeto, o FGVces espera contribuir para que haja mais transparência nos relacionamentos e para que o papel social e ambiental do pequeno produtor esteja refletido em uma cadeia de alimentos mais justa e inclusiva.   

Agricultura familiar

A agricultura familiar e a produção em pequena escala se apresentam como peças chave na busca por uma cadeia de alimentos mais saudável e resiliente.

Responsáveis pela produção da maior parte dos alimentos frescos e saudáveis que consumimos, são estes os agricultores que garantem a segurança alimentar e nutricional da população e detêm conhecimentos e práticas valiosas para a conservação da biodiversidade e outros serviços ecossistêmicos dos quais dependemos.

Por que participar?

Ao serem selecionadas, as organizações proponentes das iniciativas terão a oportunidade de apresentá-las em um encontro presencial com a rede de parceiros do projeto Bota na Mesa e outras organizações convidadas, que envolvem gestores públicos, empresas do setor alimentício e instituições de pesquisa.

Além disso, outros benefícios para os organizações selecionadas são:

  • Assimilação de conhecimentos sobre agricultura familiar, cadeia de alimentos, entre outros;
  • Possibilidade da formação de parcerias para ampliar o alcance das iniciativas;
  • Descrição das iniciativas no site das diretrizes públicas e empresariais para a inclusão da agricultura familiar (veja os selecionados de 2018);
  • Visibilidade e projeção.

Inscrição

A participação é aberta e gratuita. Basta preencher o formulário de inscrição. As inscrições se iniciaram em 06 de maio até 14 de Junho.

Critérios de elegibilidade

Para participarem da chamada de casos, as iniciativas inscritas já devem estar em curso e/ou apresentar resultados concretos.

Não serão aceitas iniciativas que ainda estiverem em estágio de ideia, plano de negócios etc.

Critérios de seleção

As iniciativas que atenderem aos critérios de elegibilidade serão submetidas a uma avaliação pela equipe do FGVces e por um Comitê de Especialistas, de acordo com os critérios a seguir. Será utilizada um escala de pontuação que permitirá selecionar as 10 iniciativas mais bem posicionadas.

  • Contribuição para inclusão da agricultura familiar (peso 3);
  • Grau de inovação (peso 3);
  • Potencial de escala/replicabilidade (peso 2);
  • Conexão com os temas prioritários do Bota na Mesa (peso 2).

Sobre o Bota na Mesa

O projeto Bota na Mesa atua desde 2015 com o objetivo de incluir a agricultura familiar na cadeia de alimentos, considerando o comércio justo, a segurança alimentar e nutricional e a conservação ambiental. Saiba mais.

Fonte: FGVces.

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comment!x