“Um Dia no Parque”: prepare-se para o dia 21 de julho!

Campanha “Um Dia no Parque” estimula a visitação às  Unidades de Conservação brasileiras

O WWF-Brasil, em conjunto com uma série de organizações socioambientais brasileiras, está apoiando e participando da edição 2019 da campanha “Um Dia no Parque” – uma iniciativa voltada para a promoção, conhecimento e valorização das Unidades de Conservação brasileiras.

Por todo o País, diversas instituições vão realizar, no dia 21 de julho, atividades como observação de pássaros, passeios ciclísticos, caminhadas em trilhas, piqueniques, montanhismo, entre outras. O objetivo é levar as famílias e comunidades para conhecer e aprender mais sobre as áreas protegidas do Brasil.

Pesquisa realizada pelo WWF-Brasil em 2018 demonstra que o meio ambiente continua sendo reconhecido como o principal motivo de orgulho nacional.   

O levantamento também revelou que 91% dos entrevistados gostaria de ter mais contato com a natureza e 82% valorizam lugares que tenham paisagens naturais quando vão viajar. A pesquisa, realizada em parceria com o Ibope Inteligência.  

As unidades de conservação oferecem uma série de serviços ambientais importantíssimos: abrigam a diversidade de plantas e animais, protegem nascentes e rios, melhoram a qualidade do ar que respiramos, ofertam opções de lazer como trilhas e cachoeiras; geram renda para comunidades tradicionais e fornecem itens como madeiras e frutas.  

Além de terem um valor paisagístico e cultural imenso, as áreas com vegetação natural estocam carbono e evitam a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para minimizar a crise climática que vivemos.  

Jupará (Potos flavus), mamífero presente na Amazônia brasileira, região do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
© Luciano Candisani

Brasil afora

“Queremos levar a campanha para todas regiões do Brasil, contando com a colaboração de pessoas que já têm afinidade com a natureza, como grupos de observadores de pássaros, trilheiros e grupos escoteiros.

Sobretudo, queremos sensibilizar e estimular aquelas pessoas que ainda não têm o hábito de visitar áreas naturais protegidas a buscar essa experiência”, explica Mariana Napolitano, gerente do Programa de Ciências do WWF-Brasil.   

Este é o segundo ano da campanha #UmdianoParque. Em 2018, 65 Unidades de Conservação participaram da ação e receberam mais de 12 mil visitantes que publicaram cerca de 2 mil fotos e vídeos em redes sociais.  

“Um Dia no Parque” busca tornar-se uma agenda permanente de reconhecimento dos benefícios dos ambientes naturais para as pessoas e o país”, completa Mariana.    

Como participar?

Para participar da campanha, fique atento às atividades que irão ocorrer pelo site oficial da campanha e em sua página no Facebook.   

Os organizadores pedem também que os participantes registrem suas atividades nas redes sociais e utilizem a hashtag #UmDiaNoParque.   

Gestores de UCs podem inscrever suas unidades pelo e-mail redeprouc@gmail.com, enviando seus dados e atividades previstas.   

A campanha “Um dia no Parque” é uma realização da Coalizão Pró-UCs: um movimento criado há cinco anos que reúne as organizações da sociedade civil que atuam apoiando Unidades de Conservação no Brasil – entre elas a SOS Mata Atlântica, UICN, Semeia, Fundação Grupo O Boticário e o WWF-Brasil. 

Fonte: WWF-Brasil. Imagem: Um dia no parque.

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comment!x