Startup apoiada pela Finep desenvolve teste rápido para Covid-19

Ao invés de esperar 7 dias para o resultado do teste do COVID-19, a startup consegue em 10 minutos e já está aprovada pela Anvisa

Com o avanço de casos de Covid-19 no Brasil, um dos maiores desafios tem sido como realizar mais testes e de maneira mais rápida. Várias alternativas para os exames atuais que detectam o coronavírus – que levam dias para serem finalizados – vem surgindo. Uma empresa de Curitiba já disponibiliza um laboratório portátil que pode realizar testes em poucos minutos.

A Hi Technologies, startup criada por ex-estudantes da PUCPR, produz o HiLab, um pequeno kit laboratorial que realiza a leitura do material coletado, envia os dados via internet para a central, e retransmite o resultado em minutos. Em 2010, a empresa foi apoiada pela Finep, com recursos de subvenção econômica operados de forma descentralizada – chamado à época Pappe Subvenção Paraná – no valor de R$ 300 mil. Os parceiros na ocasião para operacionalização foram: Fiep/Sebrae/ IBQP.

Resultados em 10 minutos

Existem dois tipos de testes para o Covid-19 – o PCR, que é feito em laboratórios, e no Brasil produzido pela Fiocruz, que indica se uma pessoa foi contaminada mesmo sem a doença se manifestar, e demora até 7 dias para ficar pronto; e os testes rápidos, que identificam anticorpos do vírus em amostras de sangue ou saliva, depois que o vírus de manifestou no organismo, e levam cerca de 10 minutos para dar o resultado o dado.

 A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, até o momento, 8 testes rápidos. O kit da Hi Technologies é um dos credenciados pela Agência. Os testes rápidos não estão disponíveis para uso pessoal, mas sim por laboratórios, hospitais, clínicas e farmácias. Veja mais detalhes sobre o HiLab.

Marcus Figueiredo, CEO da Hi Technologies.

A empresa

Em 2003, alunos da PUCPR criaram um sistema que se adaptava a equipamentos médicos e funcionava remotamente. Em seguida, 2004, criaram a Hi Technologies, 100% virtual, na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec). Após o lançamento de diversos produtos, em 2017 lançaram o Hi Lab. 

Por: FINEP | 25 março 2020.

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comment!x