Seleção de casos de investimentos em desenvolvimento sustentável

ONU está selecionando casos mais transformadores de investimentos em desenvolvimento sustentável para serem apresentados no COP25 no Chile

Quais os impactos para o desenvolvimento sustentável estão sendo causados por iniciativas brasileiras? Para mapear iniciativas nacionais, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas, através do escritório no Brasil, convida pesquisadores, profissionais do setor privado, empresários, representantes da sociedade civil, formuladores de políticas públicas e servidores públicos a enviar estudos de casos sobre investimentos de impacto para o desenvolvimento sustentável no Brasil, que farão parte do projeto “Big Push para a Sustentabilidade no Brasil”.

Em termos simples, o “Big Push para a Sustentabilidade” representa uma abordagem para analisar a articulação e coordenação de políticas que alavanquem investimentos para produzir um ciclo virtuoso de crescimento econômico, gerador de emprego e renda, redutor de desigualdades e de brechas estruturais e promotor da sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Os estudos de casos deverão ser enviados até 11/08/2019 para o endereço eletrônico CEPAL.Brasilia@cepal.org com o seguinte título “Estudo de caso Big Push para a Sustentabilidade – [título do estudo de caso]”. Solicita-se que os estudos de casos sejam apresentados de forma resumida, entre 4 mil e 6 mil palavras, para fins de consideração para publicação. As regras da chamada devem ser observadas.

Big Push Ambiental no Brasil

A CEPAL, que em março deste ano publicou a pesquisa O Big Push Ambiental no Brasil: investimentos coordenados para um estilo de desenvolvimento sustentável, agora quer conhecer os casos de investimentos de impacto para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

A partir deles, pretende-se deixar mais claro as oportunidades e os desafios para um grande impulsionamento da sustentabilidade no país. Foi desenvolvido também pela comissão econômica, os contornos conceituais e analíticos básicos do “Big Push para Sustentabilidade”.

Serão entendidos como estudos de caso do “Big Push para a Sustentabilidade” experiências e exemplos de ações, medidas, planos, estratégias, programas, políticas etc. que ajudem a impulsionar um conjunto de investimentos destinado a dar maior sustentabilidade socioeconômica e ambiental ao estilo de desenvolvimento predominante local, regional ou nacionalmente.

Para serem elegíveis, os estudos de caso devem ser capazes de reportar pelo menos um indicador de cada dimensão do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental), detalhados nas regras desta chamada.

Todos os estudos que forem considerados elegíveis como casos farão parte de um repositório de informações. Aqueles estudos de casos considerados mais transformadores serão reconhecidos e irão compor uma publicação, a ser apresentada em evento paralelo à COP25, em Santiago, no Chile, em dezembro deste ano.

Essa seleção dos estudos de casos de maior impacto visa a dar visibilidade e oportunidade de showcase às experiências e iniciativas que geraram resultados concretos em direção à sustentabilidade do desenvolvimento.

Datas principais

  • Abertura da chamada: 08 de abril
  • Prazo para envio dos estudos de casos: 11 de agosto
  • Validação de estudos elegíveis como casos de Big Push para a Sustentabilidade (repositório): 13 de outubro
  • Anúncio da seleção dos estudos de casos mais transformadores: 11 de novembro
  • Evento paralelo (a ser confirmado) na COP25 da UNFCCC: dezembro

Informações sobre prazos, critérios e regras podem ser encontradas no seguinte link: http://bit.ly/2KuM6F9

Imagem: O Big Push ambiental no Brasil.

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Lígia de Queiroz Limeira e Silva
Ana Lígia de Queiroz Limeira e Silva
5 anos atrás

Eu também tenho muito interesse em empreendimentos sustentáveis. Sou agroecologa e nutricionista.

2
0
Comment!x