SDG Compass – Quais são as diretrizes para a implementação dos ODS?

Conheça o guia de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nas empresas. Saiba passos importantes que a maioria esquece de fazer.

Com a criação dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), foi necessário o desenvolvimento de uma metodologia para implementação desse objetivos dentro das organizações. Com inúmeras vantagens para a sustentabilidade dos negócios e os grandes impactos positivos, o Guia os ODS para as empresas (SDG Compass, em inglês) foi pensado para orientar o setor privado nesse novo cenário.

O SDG Compass foi desenvolvido pelo GRI, UN Global Compact e wbcsd com foco nas grande empresas multinacionais. As empresas de pequeno e médio porte e outras organizações são encorajadas a utilizá-lo como fonte de inspiração, e a adaptá-lo conforme necessário. 

Elas são baseadas no reconhecimento da responsabilidade de todas as empresas no cumprimento de todas as legislações relevantes, no respeito dos padrões internacionais mínimos e no tratamento prioritário de todos os impactos negativos nos direitos humanos.

O guia apresenta cinco passos que auxiliam as empresas em como alinhar suas estratégias, mensurar e administrar sua contribuição para o atingimento dos ODS:

1. Entendendo os ODS

As empresas devem se familiarizar com os ODS e entender as oportunidades e responsabilidades que eles representam para o seu negócio.

2. Definindo Prioridades

A fim de aproveitar as oportunidades de negócios e redução de riscos, as empresas deverão definir quais as ODS que irá priorizar suas ações com base em uma avaliação do seu, atual e potencial, impacto positivo e negativo nos ODS, gerado através da sua cadeia de valor.    

3. Estabelecendo Metas

O estabelecimento de metas de sustentabilidade específicas, mensuráveis e vinculadas a prazos ajuda a promover as prioridades compartilhadas e a conduzir o desempenho ao longo da organização.

4. Integração

Essa etapa trata da integração da sustentabilidade na estratégia dos negócios e a incorporação das metas nas funções da empresa.

5. Relato e Comunicação

É importante relatar e comunicar o seu progresso em relação aos ODS continuamente, a fim de entender e cumprir as necessidades das suas partes interessadas.

Atualmente, 93% das maiores empresas do mundo divulgam o seu desempenho e os impactos de sustentabilidade.

Para maiores informações acesse: SDG Compass-1, SDG Compass-2

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comment!x