ONU no Brasil lança edital para simulado do Conselho de Direitos Humanos

As Nações Unidas no Brasil, em parceria com o Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), o Curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, convidam a comunidade acadêmica de graduação a participar do III Simulado do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

A fase presencial ocorrerá no dia 19 de outubro de 2018, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília (DF).

O prazo limite para recebimento de inscrições é dia 31 de agosto, por meio do link https://goo.gl/4P1k1D. Leia atentamente o edital (clicando aqui) antes de se inscrever.

O objetivo da atividade é promover o conhecimento sobre o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos junto a estudantes de graduação. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia das Nações Unidas, celebrado mundialmente em 24 de outubro; dos 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos; e dos 20 anos da Declaração dos Defensores dos Direitos Humanos.

A atividade terá a participação de funcionária/os das diversas agências especializadas da ONU, de especialistas independentes da ONU, representações diplomáticas e organizações da sociedade civil com atuação internacional.

O Simulado consistirá em um conjunto de atividades de interação entre participantes divididos em delegações que compõem o Conselho de Direitos Humanos.

O Simulado inclui a realização de um dia de sessão do Conselho de Direitos Humanos, na qual serão debatidos temas do item 3 da agenda, a partir de um Painel sobre Defensores de Direitos Humanos, e a apresentação de relatório no âmbito da Revisão Periódica Universal.

A cada delegação constituída será atribuído o papel de um Estado-membro da ONU ou organização da sociedade civil com status junto ao ECOSOC (Conselho Econômico e Social). Cada delegação deverá atuar de acordo com o papel a ela atribuído bem como instruções recebidas.

A interação entre as delegações (virtual e presencial) poderá ser iniciada a partir do momento da atribuição dos papéis, logo após o resultado das inscrições.

Será disponibilizado às/aos participantes um repositório online de documentos e os contatos de todas delegações. A equipe de comunicação divulgará mensagens sobre os temas em discussão, convites e demais informações sobre a atividade.

Critérios de participação

Serão aceitas solicitações de inscrição de equipes de 3 a 4 estudantes de graduação, regularmente matriculadas/os em instituição de ensino superior, com ênfase nos cursos de Direito e Relações Internacionais mas não restritos a estes.

Cada equipe deverá indicar um/a professor/a responsável, que ficará a cargo da orientação das/dos estudantes pelo período da realização da atividade. Um/a professor/a poderá ficar responsável por orientar mais de uma equipe. A presença da/o professor não é obrigatória durante sessão presencial em Brasília no dia 19 de outubro de 2018.

A composição da equipe deverá observar a representatividade de gênero e raça, de maneira que equipes com 3 estudantes devem ser constituídas por, ao menos, uma mulher e equipe com 4 estudantes por, ao menos, duas mulheres, sujeitas a desclassificação caso haja descumprimento. A diversidade racial e étnica será considerada como critério na seleção das equipes. É encorajada a formação de equipe multidisciplinar bem como formada por pessoas trans.

Para se inscrever, a equipe deverá preencher o formulário de inscrição e apresentar um dossiê de até 1.500 palavras. O formulário e dossiê devem ser preenchidos online até 31 de agosto de 2018.

O dossiê será analisado por um comitê composto de especialistas convidados da ONU Brasil.

Serão selecionadas até 2 (duas) delegações por universidade, observando representatividade geográfica, de gênero e racial.

Às equipes que apresentarem os três melhores dossiês, a organização conferirá especial reconhecimento durante a cerimônia de encerramento do Simulado.

Condições de participação

As/os participantes se comprometem a desempenhar seus papéis com total observância aos direitos humanos, sendo vedada qualquer linguagem abusiva ou ofensiva e qualquer discriminação, seja baseada em gênero, raça, cor, etnia, orientação sexual e identidade de gênero, bem como qualquer outro status.

Participantes não residentes em Brasília deverão arcar com os próprios custos de transporte e hospedagem. A organização não se responsabilizará por quaisquer arranjos de viagem.

As equipes selecionadas comprometem-se a participar das atividades preparatórias, seja presencial ou virtualmente.

Serão emitidos certificados de participação para estudantes e docentes conforme a função desempenhada (participante, tutor/a, organizador/a), totalizando 20 (vinte) horas/aula.

Acesse o edital completo clicando aqui.
Inscreva-se até 31 de agosto em https://goo.gl/4P1k1D

Fonte: Nações Unidas.

[amazon_link asins=’8547223770,8565206777,B009WW8IHY,8577112314,8530956435,8547216138,B00AGZ95XW,853097543X,B00AH2QRLM’ template=’ProductCarousel’ store=’green-business-post-20′ marketplace=’BR’ link_id=’99198fe8-af94-11e8-a726-8f4ad70671a3′]

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comment!x