Dentista resolve problema de coleta seletiva de municípios
Conheça a inovação da coleta de resíduos que derruba o queixo de todos que conhecem. Será que seu queixo também vai cair?
Por: Redação | Green Business Post | 03 abr 2024 | Google News | Google Groups
Batizada de Niltex, claramente derivada do nome do fundador, Nilton Jorge Berger Del Zotto, se tornou uma indústria com uma simples ideia. O empreendedor é formado em odontologia, mas decidiu se dedicar à outra causa nobre: os resíduos.
Nilton criou um suporte reciclável para sacos de ‘lixo’ que facilita a coleta, separação, transporte e reduz custos.
Com diversas cores e instruções, o suporte é feito de papelão com uma camada de proteção impermeável à base em planta. Diferente dos cestos comuns de ‘lixo’, ele é leve, ocupa pouco espaço, é de fácil transporte e manuseio, sendo apenas necessário montá-lo, o que nos remete às memórias de infância.
Ele não precisa de cesto algum. É apenas o suporte mesmo. O saco faz o papel do cesto, e vai crescendo conforme o volume de resíduos vai preenchendo seu espaço. Então fica fácil de ajeitar os resíduos e verificar se o saco já está cheio para ser substituído por outro.
Em sua tampa, o usuário é orientado sobre qual resíduo deve ser despejado. As cores e imagens auxiliam na conscientização das pessoas.
Por causa de todos esses benefícios, diversos eventos já utilizaram a solução. Nilton compartilha regularmente suas participações em eventos da gestão pública, feiras, exposições etc.
Mas acredite, a mágica não está somente no suporte em si. Os esforços de Nilton foram além do físico. Ele se dedicou a fazer parcerias e resolver problemas tanto ambientais quanto sociais.
A mágica
Durante a feira de Cultura, Inovação e Sustentabilidade da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais do Desenvolvimento Sustentável, Nilton compartilhou conosco o trabalho que vem realizando com escolas municipais. As escolas estavam com dificuldades financeiras para comprar material didático, os municípios queriam fazer a coleta seletiva, mas não tinham onde acumular os materiais para a coleta e a Niltex queria conscientizar mais pessoas.
Nilton, inteligentemente, viu uma oportunidade e fez a correlação dos fatos para criar uma solução. Ele ofereceu os suportes Niltex às escolas, para ensinar e incentivar os alunos sobre a coleta seletiva. As crianças e adolescentes levaram o conhecimento para suas casas e passaram a organizar seu ‘lixo’ nos produtos Niltex.
Sem onde destinar suas sobras, levaram para as escolas. Pronto, agora, havia um local de acúmulo para recolha e destinação. As instituições de ensino municipal se tornaram pontos de recolha não somente das famílias dos alunos, mas dos bairros.
Os restos se tornaram a doação da população para a escola, que é remunerada com a reciclagem. Esse dinheiro é utilizado para a compra de materiais escolares.
O experimento da boa vontade se tornou um processo de coleta seletiva municipal, no qual a população se engajou na doação de seus restos para gerar recursos financeiros ao material escolar. Um exemplo real de pessoas mudando a realidade ao seu entorno.
Confira imagens do suporte Niltex em feiras, congressos, eventos para refugiados, mutirão de limpeza de praias e prêmios conquistado: