Califórnia em Chamas 2025: A Desastrosa Gestão Climática

Um incêndio como nunca visto em Los Angeles chama a atenção para uma série de decisões que ignoraram os riscos climáticos.

Avatar de Lenah Sakai

Lenah Sakai | Green Business Post | 30 jan 2025

Sigam-nos os conscientes: Whatsapp | Google News | Newletter

A cidade de Los Angeles pegou fogo literalmente. Internautas estão afirmando que é o pior conjunto de incêndios da história dos EUA. Foram + 10 mil casas e estruturas destruídas e + 100 mil pessoas evacuadas.

Prepare-se para ver imagens inéditas para a maioria, que foram filmadas pelos próprios moradores locais.

É nítido o poder da natureza com o vento espalhando o fogo ameaçadoramente:

Um compilado de imagens dos incêndios:

E, claro, os internautas fizeram um vídeo mostrando as celebridades que perderam suas casas.

O internauta mostra a fumaça no céu deixando a cidade no escuro. Ele chama de cena apocalíptica.

Quando finalmente o fogo é extinguido e está mais seguro para que civis possam verificar o estado de seus bairros e casas, é chocante e triste ver que praticamente nada sobrou.

O que os moradores estão revelando?

Acompanhando as postagens da comunidade californiana, fica bem clara a insatisfação deles com relação à gestão pública das regiões afetadas pelos incêndios. Temos jornalistas, moradores, congressistas da região com duras críticas ao governador da Califórnia, Gavin Newson, e à prefeita de Los Angeles, Karen Bass. Vamos entender os principais argumentos que eles trouxeram ao público.

Falta de água nos hidrantes

A população acusa o governador Gavin Newson como responsável pela falta de água nos reservatórios para os hidrantes. Segundo os internautas, Gavin priorizou um peixe em risco de extinção e, por causa disso, ele decidiu não abrir as comportas para abastecer os reservatórios. E, como se não bastasse, os bombeiros não foram informados sobre esse baixo volume hídrico.

Como consequência, temos imagens de bombeiros conectando hidrantes em vão. Algo totalmente desconcertante no contexto de um dos maiores incêndios da história do país.

Abaixo, temos um internauta mostrando o reservatório de água vazio e acusa estar nessas condições desde fevereiro de 2024.

Os bombeiros buscam água em vão:

O ator hollywoodiano, Eddie Griffin, traz informações bombásticas: segundo ele, o problema de abastecimento de água para o combate ao incêndio pode estar relacionada à maior empresa de água do estado da Califórnia. Ele questiona, quem deu a eles o direito de serem donos de toda essa água pública? E a pergunta que não quer calar: será que seguraram a água realmente por causa do pobre peixe em risco de extinção ou era um acordo entre a empresa e os políticos?

E o ator questiona quem foram os primeiros moradores a deixarem a região, pois ele desconfia que essas pessoas já sabiam do fogo. Será que existem grupos que já ganharam ou sairão ganhando com todo esse desastre? As construtoras? Os bancos? Políticos corruptos?

A origem dos incêndios ainda é desconhecida e esté sendo investigada.

Um congressista do estado mostra a abertura de comportas para que seja visível a grande quantidade de água que o estado da Califórnia tem.

O jornalista premiado, Matthew Seedorf, mostra os estudos de impacto ambiental que todo esses incêndios causaram nas águas do oceano próximo ao fogo de Palisades. De um lado, queriam salvar o peixe em risco de extinção, mas por outro, o ecossistema marinho foi afetado pelos grandes resíduos que as queimadas deixam.

O jornalista da NewsMax e o congressista Kevin Kiley revelam que um grande número de californianos estão deixando o estado e migrando para o deserto do Arizona. Eles destacam que a Califórnia é muito mais rica em recursos e beleza natural, mas mesmo assim, as pessoas estão preferindo um deserto à má gestão pública do governador da Califórnia, Gavin Newson, e da prefeita de Los Angeles, Karen Bass.

Ninguém quer se responsabilizar

Uma moradora de Los Angeles diz que sempre esteve preparada pelos terremotos ou outros perigos da natureza quando planejava suas viagens, mas dessa vez, no incêndio atual, ela não consegue entender onde a prefeita estava. Para ela, foi algo totalmente diferente do que vivenciou sua vida inteira na cidade. Ela denuncia a falta dos líderes políticos no crítico combate às chamas.

A prefeita Karen Bass estava fora da cidade em uma viagem a Gana enquanto a “cidade dos anjos” era engolida pelas chamas.

A seguir, algumas montagens e charge em crítica à falta de liderança dos políticos Gavin Newson e Karen Bass. E notícias revelam que os dois cortaram recursos para o combate aos riscos climáticos dos incêndios da região.

A prefeita Karen cortou US$17,6 milhões do departamento de combate a incêndios acrecido de US$49 milhões uma semana antes dos incêndios iniciarem.

Já Gavin Newson, além de impedir o uso da reserva de água do estado para proteger um peixe em risco de extinção, fechou uma força voluntária que responde a incêndios florestais, o que deixou os bombeiros com falta de homens por 10 dias durante o episódio dos incêndios.

“Nosso pessoal estava treinado e preparado para o combate às chamas” diz ex-comandante da guarda estadual sobre a força voluntária.

Seguro insustentável

Por fim, um dos serviços que poderia proteger as famílias dos riscos climático ambientais da região foi interferido pela gestão pública. Foi criado um controle de preços sobre os seguros, impedindo que as seguradoras pudessem usar o fator risco e escassez para calcular seus preços.

Como os gestores públicos reduziram investimentos nas atividades de prevenção à incêndios, as seguradoras não poderiam arcar com esse alto risco de incêndio à um valor obrigatoriamente muito abaixo. Então, elas pararam de oferecer os seguros para novos clientes.

E o estado da Califórnia, após destruir o mercado de seguros, criou seu próprio seguro, o California Fair Plan, concorrendo de forma desleal e afirmando, em seu site, que eles oferecem proteção que ninguém oferece. Ou seja, após prejudicar as seguradoras já existentes, eles criam o seu próprio seguro com dinheiro público, oferecendo seguro à população com o dinheiro que nem é deles?

Agora, a pergunta que fica é: com que dinheiro o seguro estatal irá arcar com tanta destruição? Dinheiro de impostos? Grande parte das empresas também foram destruídas, o que significa que muitas fontes de impostos simplesmente desapareceram.

No vídeo a seguir, temos o texto completo do economista Antônio Cabreira Mano Filho, que foi o autor da análise dos seguros da Califórnia:

Imagem: Eric Hunley.

*As opiniões expressas neste canal são apoiadas pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todos os tipos, independentemente das fronteiras."

**As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

👍 REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress Licenseª!

👣 ACOMPANHE nossas redes no Everlink.

🫶 VALORIZE NOSSO TRABALHO:

  • 🔗Ao adquirir produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor/canal sem pagar nada a mais por isso.

Lenah Sakai

Fundadora e editora do Green Business Post, atua com sustentabilidade empresarial desde 2013. Se tornou vegetaria para combater a banalização da vida e adotou o minimalismo para o consumo consciente e foco em SER e FAZER em detrimento de TER e MANTER. Por considerar a geração de renda o melhor impacto social ao combater a pobreza e a criação de soluções da sociedade para a sociedade o impacto mais eficiente, contribuiu com a fundação do(a): movimento Cultura Empreendedora, holding de startups Ignitions inc., Angel Investors League, DIRIAS - 1ª associação de direito digital do Brasil e ABICANN - 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comment!x