Agricultura no deserto: a Arábia Saudita usa água oculta
Em meio ao deserto, a Arábia Saudita possui agricultura de frutas, verduras e grãos graças à aquíferos ocultos. Uma solução para o semiárido brasileiro?
Por: Redação | Green Business Post | 25 abril 2022 | Atualizado em 20 fev 2023 | Collaborative Progress Licenseª.
A Arábia Saudita, um país que é conhecido por suas paisagens desérticas e condições climáticas extremas, tem surpreendido o mundo ao mostrar que não existem limites para a agricultura.
Graças a tecnologias inovadoras e a um grande investimento, o país desenvolve uma agricultura produtiva mesmo em meio ao deserto.
Através do uso de água do subsolo, a Arábia Saudita produz uma grande variedade de alimentos, incluindo grãos, frutas e legumes.
O exemplo da Arábia Saudita pode inspirar outros países a investirem em tecnologias e inovações para superar limitações. Mesmo que o aquífero saudita não seja renovável, atualmente, ele está contribuindo para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico.
A série de imagens mostra a evolução das operações agrícolas na bacia de Wadi As-Sirhan na Arábia Saudita; cada um dos campos nas imagens tem 1 quilômetro de extensão e utiliza irrigação de pivô central.
No Brasil, o cenário similar ocorre no semi-árido. Conheça o Sisteminha Embrapa, criado para o combate à fome principalmente nessas regiões:
Fonte: Funverde, NASA. Imagem: Guy Woods.