Emergência climática e resíduos sólidos será tema de Encontro Lixo Zero

3, 2, 1, 0 Emergência. É a temática do Encontro Lixo Zero, que parte para a sua 6ª edição ajudando as empresas a encontrarem soluções inteligentes e ecológicas para a gestão de resíduos. Mas como a Gestão de Resíduos Sólidos e a Emergência Climática estão conectadas? Entenda agora e veja como o tema será abordado no encontro.

Emergência climática e resíduos sólidos

As notícias não são animadoras e não nos deixam mais dúvidas, a mudança é urgente. 

Apenas em 2019 o Brasil gerou 79,1 milhões de resíduos sólidos e perdeu R$14 bilhões por falta de reciclagem. 40,5% dos RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) ainda tem os lixões como destinação. 

A destinação incorreta dos resíduos causa grandes problemas ambientais, como poluição do solo e contaminação da água, agravando os problemas de saúde da população local e dos catadores com a proliferação de doenças. 

Mas não é apenas nos lixões que está o problema. Os meios produtivos e a destinação correta dos resíduos precisam ser pensados. O Encontro Lixo Zero tem o objetivo de debater e pensar essas questões, transformando o problema em uma oportunidade de negócio regenerativa. 

De tantas coisas erradas que vemos no mundo o lixo é uma das que mais incomoda. Ele nos mostra que algo está em desequilíbrio, em excesso, em desarmonia. As pessoas olham para isso e não sabem exatamente o que fazer, mas já existe lei muito bem elaborada para melhorar esse cenário, estou falando da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e muito conteúdo educativo! 

Precisamos nos questionar mais: o que podemos fazer enquanto cidadão, empresários, líderes comunitários para pressionar pelas melhorias que todos merecem?“ – Flávia Cunha, fundadora da Casa Causa, uma das fundadoras do Evento. 

Nos dias 10 e 11 de junho o evento, que acontecerá presencialmente em São Paulo e terá transmissão online, reunirá importantes painéis que discutirão sobre as diversas ações que precisamos atuar, enquanto sociedade, focando em temas como: lixo zero, economia circular, compostagem, upcycling, desperdício de alimentos, design de eventos regenerativos, design sustentável, impacto dos resíduos na mudança climática.

Afinal, o que é o Encontro Lixo Zero São Paulo? 

Com a primeira edição realizada em 2017, o Encontro Lixo Zero São Paulo é uma iniciativa do Instituto Lixo Zero e da ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade), instituições que educam e direcionam as empresas e a sociedade civil para uma gestão de resíduos consciente. 

O objetivo do evento é gerar debate e apresentar as melhores soluções para os resíduos sólidos. Para isso, desde sua primeira edição, vem mobilizando grandes empresas e profissionais da área. 

Nas últimas edições do Encontro Lixo Zero São Paulo, em 2020 e 2021, com os eventos apenas no formato digital, tivemos 13 painéis e 9 rodas de conversa, com mais de 5.000 participantes online e aproximadamente 10.000 visualizações nas Redes Sociais. Já no ano anterior, 2019, o encontro reuniu 440 participantes nos painéis e a presença de 1.500 visitantes na Unibes Cultural, em São Paulo. 

O que esperar do Encontro Lixo Zero 2022 

Não podemos falar de gestão de resíduos, sem entender que as soluções devem ser sistêmicas: precisamos pensar em toda a cadeia, desde a produção até o descarte. 

Todos juntos para a mudança! 

É por isso que o Encontro Lixo Zero terá a presença de grandes marcas e indústrias, empreendedores, cooperativas, ativistas/influenciadores e o poder público. 

Dentro do evento acontecerão várias atividades, como: painéis, oficinas, Mercado Circular, Feira Empresa Lixo Zero, Exposição de Upcycling, a presença da Hub 1320 e um happy hour para celebrarmos e estreitarmos importantes relações com os participantes do evento. 

Programação 2022 

  • Como os movimentos lixo zero nas periferias impulsionam a cidade de São Paulo;
  • Emergência Climática e resíduos sólidos; 
  • Empresas que lideram a poluição por plástico no mundo; 
  • Quais Projetos de Lei relevantes relacionados a RS estão na tramitando na Câmara Municipal da cidade de São Paulo e na Assembléia Legislativa ESP; 
  • Design Sustentável; 
  • Quais ações para evitar o desperdício de alimentos em sua casa. 

E muitos mais. Faça seu cadastro para receber as novidades do evento em https://encontrolixozerosp.com.br/

Quando e Onde: 

O Encontro Lixo Zero São Paulo acontecerá entre os dias 10 e 11 de Junho de 2022, na Unibes Cultural em São Paulo, e contaremos com a transmissão ao vivo dos painéis para democratização do conteúdo. 

Endereço: Unibes Cultural – R. Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP, 05409-012

Acompanhe as novidades da programação aqui. Siga o Encontro Lixo Zero SP nas redes sociais e acompanhe todas as novidades e atividades confirmadas.

Fonte: Marcella Zanoti – marcella@boomeraki.com.br | Marcela Moreira – atendimento@boomeraki.com.br.

Se o conteúdo foi útil, compartilhe, e se puder, faça um pix de qualquer valor para pix@greenbusinesspost.com e mantenha o nosso time empenhado na geração de novos conteúdos.

Click Here
Newsletter
Faça como 350 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos! Inscreva-se aqui!!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

APOIE: ao adquirir livros e outros produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor ou o canal sem pagar nada a mais por isso. 🙂

PARTICIPE dos grupos de discussão:  FacebookGoogle

Lenah Sakai

Ex-atleta, green fellow (vegetariana, minimalista), trabalhando duro para tornar as organizações, os maiores impactadores do planeta, mais sustentáveis. Formada em administração pela PUC-SP, há +10 anos atua em negócios e sustentabilidade. Fundadora do Green Business Post, co-fundadora da Ignitions Inc., do movimento Cultura Empreendedora, do DIRIAS, 1ª associação de direito digital do Brasil e da ABICANN, 1ª associação das indústrias de cannabis do Brasil. Hoje é gestora de uma rede de 5 milhões de pessoas do ecossistema empreendedor nacional e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.