Em busca da neutralização das emissões de carbono, indústria inicia testes com motores a combustão de hidrogênio, que liberam água ao invés de gases estufa.

Por Redação Autoindústria | 13 ago 2021 | Adaptado por Lenah Sakai | 13 set 2021

Cummins começa um novo programa de desenvolvimento no qual irá aliar motores de combustão interna ao hidrogênio. A empresa se baseia na ampla experiência com motores movidos a combustível fóssil e na capacidade de criar soluções a partir de novas tecnologias, especialmente as que atendam necessidades ambientais.

Os testes do conceito já começaram e pavimentam o caminho para entregar mais uma alternativa que contribua com a sustentabilidade do negócio de transporte, desde a saúde financeira à proteção do meio ambiente. Após essa fase, empresa colocará o motor aplicações rodoviárias e fora de estrada.

De acordo com Srikanth Padmanabhan, presidente do Segmento de Motores da Cummins, o motor a hidrogênio tem potencial de reduzir emissões de gases estufa ao mesmo tempo que preserva o desempenho do veículo.

“Estamos utilizando todas as novas plataformas de motores equipadas com as tecnologias mais recentes para melhorar a densidade de potência, reduzir o atrito e melhorar a eficiência térmica, o que nos permite evitar as limitações de desempenho associadas à conversão de motores a diesel ou gás natural para o hidrogênio.”

A Cummins acredita que os motores a hidrogênio entregam ainda o benefício de dar continuidade aos sistemas já familiarizados pelos fabricantes e clientes. Dessa maneira, a tecnologia aperfeiçoará o tradicional conjunto de motor e transmissão com emissões de CO2 e particulados praticamente nulas.

Fonte: Autoindústria.

Compartilhe esse conteúdo

Newsletter

Receba oportunidades, editais, eventos e conteúdo exclusivo diretamente em seu email.

Cadastre-se

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

APOIE: ao adquirir livros e outros produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor ou o canal sem pagar nada a mais por isso. 🙂

SIGA: Acha interessante os temas que levantamos no canal? Siga nossa fundadora Lenah Sakai e acompanhe as discussões e tendências.

PARTICIPE dos grupos de discussão:  FacebookGoogle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *