Ao roubar as patentes das vacinas para a COVID-19, Biden está destruindo a confiança de investidores para injetar dinheiro em futuras vacinas

Por Lenah Sakai | 10 maio 2021.

A pandemia matou milhões de pessoas em todo o mundo e ainda está matando mais e mais a cada dia. O vírus não escolhe classe social, qualquer um pode se tornar uma vítima fatal e isso mudou nossas vidas para sempre. Ficamos em casa pensando como seria bom se os tratamentos e as vacinas fossem descobertas. Este segundo foi desenvolvido de uma forma sem precedentes e agora vai ser destruído pela traição de Biden a capitalistas.

As vacinas estão priorizando vidas

Fomos capazes de desenvolver vacinas que deveriam estar no Guiness Book – livro dos records globais – para a produção de vacinas mais rápida de todos os tempos. Só foram possíveis por causa do capitalismo, do livre mercado, por causa das empresas, por causa de anos de pesquisa e bilhões de dólares 🤑💰 de investimento, dinheiro que vem do lucro de empresas e de pessoas. E Biden acha que não estamos priorizando vidas o suficiente?

Toda a população dos EUA será imunizada até este mês de maio, a vacinação mais rápida de todos os países e já estão prontas mais de 1 bilhão de vacinas da COVID-19 nos EUA para salvar mais vidas pelo mundo. Biden acha que isso é ineficiência? Ou está usando desse “argumento” para roubar patentes de empresas? As vacinas foram originadas por meio de alto investimento e risco e as patentes são criadas para garantir o retorno sobre os investimentos e evitar que outras empresas que não arriscaram e nem investiram nada possam simplesmente copiar e oferecer o mesmo produto ao mercado sem fazer o esforço necessário. E, agora, com esse abuso de poder Estatal, os EUA tende a cair no ranking de confiabilidade para investidores.

Confiança

Biden conseguiu criar o pior cenário possível para a retomada da economia dos EUA, pois está ameaçando um importante pilar do capitalismo: a confiança. Sem ela, como que empresas e pessoas irão arriscar seu dinheiro e lucro para futuras vacinas, se não há garantia de patentes para o retorno sobre o investimento? E não é somente para vacinas, se o Estado rouba patentes da área da saúde, isso gera a desconfiança para outros setores. Será que na área da cannabis, Biden irá dizer o mesmo – Vamos priorizar vidas! – e vai roubar as patentes das empresas de cannabis medicinal para que o Estado ofereça os mesmos produtos a um preço inferior, já que não custeou toda a cadeia de pesquisa que é necessária?

Quando Biden destrói o sistema como ele é, roubando o direito dos criadores de deterem a propriedade privada de suas criações, ele está destruindo a confiança que esses criadores têm para desenvolver futuras criações, ou seja, as futuras vacinas, os futuros remédios, tratamentos, curas, e isso somente da área da saúde. Biden está matando a criação, a criatividade, a inovação dos EUA. Esse tipo de atitude Estatal não se parece nada com o símbolo que os EUA representa e sim com o que a China representa. Biden, Biden, você é estadounidense ou chinês?

“Um passo sem precedentes que irá minar nossa resposta global à pandemia e comprometer a segurança.”

Stephen J. Ubl, presidente e chefe executivo da Pharmaceutical Research and Manufacturers of America. – NY Times

Imagine que você trabalhou anos para construir sua casa e agora que sua casa ficou pronta e se tornou seu lar, o Estado vem e diz que você tem que se mudar, porque sua família é boa o suficiente para construir outra casa em outro lugar e eles querem que você dê sua casa para outras famílias que não são boas o suficiente … Como você se sentiria? Você teria a vontade de construir outra casa, sabendo que o Estado pode roubá-la de você novamente? Claro que não! Você não é estupido! Por que trabalhar duro se sua propriedade não é realmente sua, não há garantia de que é sua, não é sua propriedade privada? Essa confiança que é construída com o Estado é essencial para o capitalismo. Para as pessoas trabalharem muito, arriscarem seu dinheiro, seu tempo, sua energia e seus esforços, é preciso RESPEITAR A PROPRIEDADE PRIVADA.

“Quem fará as vacinas da próxima vez?”

questiona Brent Saunders, ex-CEO da Allergan, farmacêutica que hoje faz parte da biofarmacêutica de capital aberto estadounidense AbbVie – NY Times.

Assédio Estatal

Quando Biden impõe sua maneira de pensar, ele não está criando um relacionamento saudável com a comunidade dos EUA. Ele está punindo e assediando as empresas e os investidores. O que custava valorizar os esforços das vacinas e incrementar a participação Estatal no fomento à investimentos na área da saúde?

Mas não, Biden age como um velho birrento, que não dialoga com as partes envolvidas e ao invés de focar em construir, foca em destruir o que foi construído. Quem destrói dessa forma são pessoas que não sabem o trabalho que dá construir. São pessoas que nunca contruíram algo grandioso e nem são capazes de construir, então utilizam do poder e da covardia para roubar as criações de outros e utilizam de discurso romantizado e sedutor para manipular as massas. Essa atitude tirana, sem respeito à propriedade privada, ao trabalho e investimento de empreendedores e aposentados não é sustentável e trará consequências devastadoras para o mundo.

Estamos falando de vidas aqui! As vacinas salvam vidas e agora Biden está destruindo como as vacinas são feitas. Isso não é inteligente e sim egoísta! Biden está condenando a população mundial a não ter vacinas suficiente para a próxima pandemia.

Consequências

Como consequência, viveremos anos como prisioneiros em casa, esperando o grande gordo e lento Estado babá para tentar provar novamente que ele não é tão eficiente quanto a iniciativa privada. Ou dependeremos de vacinas Estatais nada confiáveis da China e Rússia, que não foram aprovadas pelos EUA e nem pela União Européia.

A pandemia não é um experimento social para presidentes irresponsáveis ficarem brincando de achismos. É necessário focar no que funciona e o capitalismo é que está salvando mais uma vez a vida das pessoas e assumindo o mais longo período de paz da história da humanidade. Este é o capitalismo distribuindo soluções de saúde os quais apenas reis e imperadores tinham acesso no passado nos sistemas monárquicos.

Chega de Estado babá

Não somos seus filhos, não precisamos de um Estado babá, somos inteligentes, capazes, criativos, inovadores, somos fortes, ainda estamos vivos depois de duas guerras mundiais. Mas agora, somos muito fáceis de sermos mortos e extintos. As decisões têm que ser muito bem pensadas. Uma bomba pode iniciar uma guerra e destruir todo o nosso planeta. Uma pandemia paraliza economias e mata populações de doença e de fome.

Biden perdeu a moral para desprezar o presidente do Brasil, afinal terá mais sangue nas mãos ao condenar um futuro sem investimentos em novas vacinas. Então acorde Biden e seja racional, lógico e coerente. Acorde antes que seja tarde demais e você conquiste o título de maior assassino da história da humanidade.

Não tem problema discordar do artigo, desde que respeite a liberdade de expressão dos autores. Se acredita que devemos ser mais ativos sobre os problemas sociais, ambientais e econômicos, compartilhe o artigo e faça como mais de 350 mil pessoas e inscreva-se em nossa newsletter!

Selecionamos estes livros, que complementam nosso tema de hoje. Ao adquirí-los, você estará contribuindo com o canal sem pagar nada a mais por isso. 😉

Comentário

“Milito na área de propriedade industrial e intelectual ha 35 anos entendo um pouco desse assunto!

Nosso amigo está certo o que acontece quando se quebra patente não é que libera geral pra todo mundo fabricar roubando a ideia do outro e sim a chamada licença compulsória ou seja as empresas podem produzir a vacina desde que paguem royalties para quem as inventou primeiro!

Já existem em diversos países na lei de propriedade industrial que permite que os governos apliquem um dispositivo caso tenham interesse / Segurança Nacional em usar tais patentes em benefício público daquele país. Mas também compulsoriamente respeitando e pagando royalties pra quem desenvolveu a tecnologia!

No meu ponto de vista as patentes são um dos monopólios mais sadios do planeta, pois respeitam a propriedade intelectual de quem desenvolveu tal produto incentivar a criação de novas tecnologias, pois sem isso as pessoas não se sentiriam motivadas a criar e inovar!”

Carlos Mazzei | Fundador da ANI – Associação Nacional de Inventores.

Compartilhe esse conteúdo

Newsletter

Receba oportunidades, editais, eventos e conteúdo exclusivo diretamente em seu email.

Cadastre-se

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

APOIE: ao adquirir livros e outros produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor ou o canal sem pagar nada a mais por isso. 🙂

SIGA: Acha interessante os temas que levantamos no canal? Siga nossa fundadora Lenah Sakai e acompanhe as discussões e tendências.

PARTICIPE dos grupos de discussão:  FacebookGoogle

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *