Peças feitas de algodão cru e fio biodegradável atendem consumidores que buscam conforto, durabilidade e menor impacto ao meio ambiente
O conceito de sustentabilidade vai muito além de usar sacola retornável e separar o lixo de casa para a reciclagem. A consciência ambiental deveria estar presente em cada serviço ou produto que escolhemos consumir ao longo dos nossos dias, inclusive, aqueles que decidimos vestir.

É sabido que o descarte de roupas é um problema global, já que muitas peças levam dezenas de anos para se decompor. O que muita gente nem imagina é que itens feitos de materiais sintéticos, como poliéster e náilon, soltam micropartículas de plástico a cada lavagem. Estes resíduos respondem por grande parte de todo o volume de microplásticos que chega aos oceanos impactando todo o ecossistema, inclusive a saúde humana. 

Há 10 anos atuando na produção de cases (caixas usadas para transportar minérios) feitos a partir de matéria-prima reciclável, a marca canadense-brasileira Core Case decidiu ampliar a sua área de atuação. Há dois anos, vem desenvolvendo roupas e acessórios sustentáveis, com peças feitas de algodão cru, pet reciclado, poliamida biodegradável e óculos que possuem hastes de bambu.

“Nós percebemos a necessidade de dar opções aos consumidores que buscam alternativas mais sustentáveis na hora de se vestir. Então, decidimos apostar no segmento de roupas e acessórios, desenvolvendo uma linha de peças única, com itens que também valorizam conforto, design e durabilidade”, conta o CEO e fundador da Core Case, Daniel Bortowski.

Um dos destaques, na linha de itens da marca, são os modelos de t-shirt que são 100% compostas por fio de poliamida biodegradável. Se descartadas em aterros sanitários, em apenas três anos, essas peças se decompõem e são transformadas em adubo.

A médica veterinária Priscilla Koerich, de 43 anos, buscava um tecido que oferecesse conforto térmico e, ao mesmo tempo, fosse sustentável. “A t-shirt dessa marca superou as minhas expectativas. Ela veste bem, tem um caimento excelente e não transpira. Além disso, é super fácil de lavar, fica seca em apenas 30 minutos. Isto é sustentabilidade completa porque além de facilitar a vida ainda faz bem ao meio ambiente”, relata a consumidora.

Resíduos rejeitos são transformados em vaso ecológico

Outro item que chama a atenção dos consumidores é o vaso ecológico feito de material 100% reaproveitado. O objeto é composto apenas de resíduos rejeitos que são compactados por meio de prensas. A matéria-prima é recolhida por meio do Projeto Praia Limpa, realizado em parceria com a ONG catarinense Eco Local Brasil. A peça é encontrada no site e também na loja física da Core Case, localizada na Praia Brava, em Itajaí (SC).

“O destino da matéria-prima deste produto seria o aterro sanitário. Mas, graças a tecnologia, todo esse material ganhou um novo sentido sendo transformado num vaso que abrigará uma nova forma de vida”, observa o gerente de marca da Core Case, Eduardo do Rosário.

Sobre a Core Case 
A Core Case é uma marca brasileira-canadense que, há 10 anos, produz artigos sustentáveis, fabricados a partir de materiais recicláveis para uso nas atividades de mineração. A linha de roupas e acessórios surgiu há dois anos, sendo voltada para quem gosta de praticar atividades ao ar livre, com materiais que oferecem conforto, tecnologia e baixo impacto ao meio ambiente. A linha clothing possui peças feitas de poliamida biodegradável, algodão orgânico e de matéria-prima feita a partir de garrafas pet.

A Eco Bus Store, recentemente inaugurada na Praia Brava, em Itajaí (SC), é a primeira loja física da linha clothing da Core Case. O espaço funciona num ônibus modelo Ford B-700, que foi totalmente revitalizado e recebeu uma temática voltada à mineração e geologia, berço da marca. O espaço remete às expedições antigas de geólogos e a ligação entre exploração e responsabilidade com a natureza, um dos principais valores da Core Case.
Gerente de marca Eduardo do Rosário / CEO da Core Case Daniel Bortowski (da esquerda para a direita) | Imagem: Multimídia Comunicação

Fonte: Carina Carboni | Multimídia Comunicação | 13 abril 2021.

Selecionamos livros bem avaliados na Amazon para você:

Compartilhe esse conteúdo

Newsletter

Receba oportunidades, editais, eventos e conteúdo exclusivo diretamente em seu email.

Cadastre-se

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

APOIE: ao adquirir livros e outros produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor ou o canal sem pagar nada a mais por isso. 🙂

SIGA: Acha interessante os temas que levantamos no canal? Siga nossa fundadora Lenah Sakai e acompanhe as discussões e tendências.

PARTICIPE dos grupos de discussão:  FacebookGoogle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *