GT Agenda 2030 lança 3ª edição de chamada pública que vai selecionar ideias inovadoras que contribuam com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) abriram edital para selecionar até dez soluções criadas no Brasil que contribuem para o alcance de um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de fevereiro exclusivamente pela internet, no endereço: http://bit.ly/ChamadaSolucoesODS-2021.

A iniciativa, que tem o apoio da plataforma Prosas e financiamento da União Europeia, convida projetos e tecnologias desenvolvidas pela sociedade civil com alto potencial de impacto, que estejam em busca de apoiadores para ampliar seu alcance. As soluções participarão do III Seminário de Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável, com a presença virtual de parceiros e convidados/as do GT da Agenda 2030 e do IDS, previsto para o mês de junho e farão parte de uma publicação para que sejam conhecidas por potenciais apoiadores e investidores. Também receberão mentoria qualificada sobre planejamento estratégico, mapeamento de atores, indicadores de impacto, entre outros assuntos de interesse para bons modelos de negócios.

Soluções inovadoras podem ser programas, projetos ou tecnologias que geram impacto socioambiental positivo, que promovam o desenvolvimento local e sustentável e possam influenciar políticas públicas, com capacidade de adaptação para outras localidades. A solução deve estar implementada e evidenciar inovação técnica, de gestão e/ou de relacionamento com partes interessadas e o seu impacto para a implementação dos ODS rumo à Agenda 2030.

Um total de 20 soluções inovadoras já foi selecionado nos editais de 2019 e 2020. “Este ano buscamos selecionar novamente soluções que mostrem a grande diversidade de ideias que existe em todo o Brasil”, explica Carolina Mattar, coordenadora executiva do IDS, instituição facilitadora do GT Agenda 2030 que coordena a ação. “Em um momento de tamanhos desafios que o Brasil e o mundo enfrentam, vendo se alongar uma pandemia que espalhou tristeza e luto pelas famílias, conhecer projetos com saídas criativas e sustentáveis para superar esse momento é uma verdadeira esperança”, completa.

Podem participar da chamada pública organizações da sociedade civil (OSC), que não tenham fins lucrativos, de qualquer região do Brasil, bem como instituições de ensino e pesquisa – ambas com CNPJ ativo. Entre os critérios de seleção estão a solidez da ideia, o nível de inovação, a capacidade de articulação com multiatores, o potencial de multiplicação e replicabilidade, a viabilidade operacional, a capacidade de avaliação e monitoramento e a sustentabilidade financeira. Para saber se a sua solução contribui para a implementação dos ODS, clique aqui.

Todo o processo é gratuito. Cada organização interessada poderá inscrever no máximo três soluções, cadastradas individualmente. As propostas serão analisadas por uma banca composta por oito curadores/as, entre representantes de organizações membros do GT Agenda 2030 e especialistas convidados/as, reconhecidos/as por sua experiência em temas relacionados aos ODS e ao investimento de impacto social. O resultado será divulgado até o dia 30/04.

Sobre o GT Agenda 2030 – Coalizão que reúne 50 organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns, redes, fundações e federações brasileiras. Foi formalizado em setembro de 2014 e desde então atua na difusão, promoção e monitoramento da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O grupo incide sobre o Estado brasileiro e as organizações multilaterais, promovendo o desenvolvimento sustentável, o combate às desigualdades e às injustiças e o fortalecimento de direitos universais, indivisíveis e interdependentes, com base no pleno envolvimento da sociedade civil em todos os espaços de tomada de decisão. www.gtagenda2030.org.br

Sobre o IDS – O Instituto Democracia e Sustentabilidade é um think thank socioambiental fundado após o lançamento do Manifesto Brasil com S em 2009, por um grupo de lideranças políticas, empresariais, acadêmicas e sociais, para fomentar a convergência de diferentes atores e setores para o desenvolvimento sustentável e tendo como foco a promoção de conhecimento e a incidência política para o aprimoramento de políticas públicas.  O IDS atua com as agendas de clima e meio ambiente, segurança hídrica, governança democrática e formação para a cidadania. www.idsbrasil.org

Sobre o Prosas – O Prosas é uma solução completa para seleção e monitoramento de projetos sociais que busca auxiliar na credibilização de projetos e no investimento em boas iniciativas. Desde 2015, já foram divulgadas mais de sete mil chamadas públicas através da Central de Editais, a maior curadoria de editais do país. www.prosas.com.br

Acesse o edital na íntegra: http://bit.ly/ChamadaSolucoesODS-2021-Edital.

Compartilhe esse conteúdo

Newsletter

Receba oportunidades, editais, eventos e conteúdo exclusivo diretamente em seu email.

Cadastre-se

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do GREEN BUSINESS POST.

REPUBLIQUE nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

APOIE: ao adquirir livros e outros produtos por meio de links no site, você estará apoiando o autor ou o canal sem pagar nada a mais por isso. 🙂

SIGA: Acha interessante os temas que levantamos no canal? Siga nossa fundadora Lenah Sakai e acompanhe as discussões e tendências.

PARTICIPE dos grupos de discussão:  FacebookGoogle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *