Você sabia que após se curar do COVID-19 você pode salvar vidas doando seu sangue?

*Por Lenah Sakai | 22 abril 2020 | Collaborative Progress License >> Ouça o audiocast: Google, Spotify

Entramos em contato com a Pró-sangue (Hemocentro de São Paulo), solicitando informações sobre a recente demanda por sangue de curados do COVID-19.

Segundo a Pró-Sangue, se você teve a COVID-19 e se recuperou, você pode ajudar a salvar uma vida. Seu sangue pode conter anticorpos que combatem o Coronavírus e ajudar pessoas gravemente doentes.

A Pró-sangue está com um formulário online para quem pode doar o sangue para pacientes do COVID-19.

Veja os critérios básicos de elegibilidade para a doação de plasma convalescente COVID-19:

  • ter o documento que comprove o resultado de COVID-19 (confirmado por exame de RT-PCR)
  • idade entre 18 e 60 anos
  • peso superior a 50kg
  • último sintoma há mais de 14 dias
  • nunca ter tido uma gravidez (ou aborto)

A Pró-Sangue reforça que é importante o candidato ter em mãos o documento que comprove que ele teve a doença.

Após preenchimento e envio, as informações serão avaliadas por um médico da Fundação Pró-Sangue, que entrará em contato com o possível doador para passar as orientações sobre o procedimento de coleta de plasma por aférese (tecnologia médica que coleta o sangue, retira as partículas necessárias, no caso o plasma, e retorna o restante para o corpo da pessoa).

Para maiores informações, segue contato da Pró-Sangue: [email protected] ou encontre respostas rápidas no chat-bot da Fundação Pró-Sangue no site: http://www.prosangue.sp.gov.br

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com a qual mantém estreito laço de cooperação acadêmica e técnico-científica.

Lembramos que não somente os curados do COVID-19, mas quem puder doar sangue e colaborar com o banco de sangue dos hemocentros também estará salvando vidas. A pandemia do coronavírus é a emergência atual, mas outras doenças e casos não deixam de existir. Doe sangue!

Compartilhe essa notícia para que ela chegue a mais e mais pessoas! Se você não é de São Paulo, entre em contato com hemocentros de sua região e solicite informações sobre doação de sangue!

Use o mousepad de doação de sangue para disseminar a importância dessa ação!

Atualização sustentável

Receba oportunidades, editais, eventos e conteúdo exclusivo diretamente em seu email.

Cadastre-se

Apoie o canal 🙂

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Green Business Post.

Republique nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *