Tecnologia brasileira descobriu que é um meio para 12 ODS da ONU e oferece dados em tempo real que facilitam metrificações para a indústria #Startup #Opinião #CONES #InteligênciaColetiva

*Por Lenah Sakai | 02 abril 2020 | Collaborative Progress License >> Ouça o audiocast: Google, Spotify

Durante a 2ª edição da Confraria de Negócios Sustentáveis (CONES) na PUC-SP, encontro organizador pelo Green Business Post para disseminar a sustentabilidade organizacional, Otavio Yamanaka foi convidado para compartilhar sua experiência como fundador e CEO da Confirm8, startup de tecnologia que oferece otimização de processos de manutenção industrial.

A ideia do encontro é trazer representantes de organizações para dialogar sobre os impactos sustentáveis em seu setor.

Inteligência coletiva

Nesta edição da confraria, os participantes levantaram algumas questões durante o bate papo. 

A urgência dos impactos positivos

Para nós da comunidade sustentável, as questões sociais e ambientais são extremamente urgentes e podem parecer óbvias e isso pode gerar frustrações, pois o ritmo para disseminar o assunto para quem não é da área é lento. Não é nesse ritmo de urgência que as pessoas, as outras comunidades, os governos, os países, o mundo caminha. A não ser em casos que geram pânico, como o que está acontecendo atualmente com a propagação do coronavírus. 

As questões socioambientais e diversas outras não chegam à esse nível de emergência na vida das pessoas e, por isso, para quem não está imerso no assunto é muito mais demorado o processo de entendimento, absorção, envolvimento para então engajar-se. Pode levar vários anos para caminhar do conceito à prática de forma massiva.

Licença social

Cada vez mais as pessoas percebem o impacto do meio ambiente na vida delas e os direitos que possuem. O aumento da cobrança por boas práticas, por impacto sustentável, fortalece um conceito que está se disseminando entre grandes organizações pelo mundo, a chamada licença social.

Desde o caso Shell Brent Spar, no qual ativistas do Greenpeace conseguiram engajar a população, principalmente, da europa a boicotar produtos da Shell para evitar o afundamento de uma plataforma de petróleo no mar, as organizações começaram a perceber que a opinião das pessoas, comunidades, fornecedores, parceiros, investidores e stakeholders importa. 

Todas as organizações precisam de pessoas, dinheiro, ideias, materiais e isso vem desses stakeholders. Portanto, é importante trabalhar o bom relacionamento com essa comunidade de pessoas para conseguir a licença social para operar. Esse é um dos grande motivos para trazer a sustentabilidade para a estratégia organizacional.

Adoção e metrificação de práticas sustentáveis pelas organizações

CONES confraria de negócios sustentáveis green business post
Abertura da Confraria de Negócios Sustentáveis (CONES).

As organizações possuem um ritmo que, dificilmente, permite a adoção dessas práticas por mera bondade. Elas foram criadas para resolver problemas específicos e os impactos positivos devem estar ligados à sua cadeia de valor e estratégia, primeiramente, para que as questões socioambientais possam se tornar parte da operação e, consequentemente, da cultura organizacional.

Então, levando em consideração a grande cobrança por impactos sustentáveis que vemos na comunidade e, diferente do que muitos pensam, as organizações não devem sair adotando qualquer prática para imitar concorrentes ou porque está na moda. Ela precisa realizar um trabalho bem pensado, atrelar as práticas à cadeia de valor, para facilitar a integração da causa sustentável e subir ao próximo passo de metrificação dos impactos.

A startup convidada da 2ª edição da CONES possui uma tecnologia que possibilita a coleta de dados em tempo real, o que poderá elevar o setor, principalmente, da indústria ao patamar da metrificação de seus impactos.

A startup

A Confirm8 é uma tecnologia de gestão de manutenção, com abertura de chamado, fornecimento de passo a passo de processos operacionais e geração de relatório em tempo real das atividades. Ela surgiu para substituir os inúmeros formulário em papel que operadores precisavam preencher à mão ao realizar seu serviço, além de guiar as operações de acordo com as normas de segurança.

Os setores de atuação atualmente são: saneamento, petróleo & gás, mineração, papel e celulose, varejo e educação. 

A tecnologia da startup iniciou seu desenvolvimento em 2012, devido à demanda do setor da indústria, três anos antes do lançamento dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas. Durante quatro anos ela enfrentou com grande dificuldade o desafio de acesso e tração no mercado.

Durante esse período, os empreendedores se viraram nos 30 para sobreviver, contando com apoio familiar, de amigos e de sócios, arriscando 4 anos de tempo e trabalho por um negócio que poderia não dar certo.

Foi a partir da participação no programa Brasken Labs que a Confirm8 entrou em contato com os ODS e descobriu que sua tecnologia colabora para a indústria atingir 12 deles.

Apresentação do convidado Otavio Yamanaka, CEO & Fundador da Confirm8.

Os 12 ODS para a indústria

Seguindo a lógica de apresentação de Otavio Yamanaka, fundador da Confirm8, aqui seguem, de forma resumida, os 12 ODS que a Confirm8 colabora para a indústria impactar:

ODS 9 | Indústria, inovação e infraestrutura

A adoção da tecnologia da startup é uma forma de inovação, já que os processos serão otimizados por meio da digitalização e inteligência artificial, a coleta de dados mais precisos por meio eletrônico possibilita a geração de relatório em tempo real, além do acompanhamento de operadores em campo no mapa também em tempo real, o que possibilita otimizar logísticas. 

Com atuação em multinacionais e com planejamento de internacionalização, a startup poderá impactar além das fronteiras brasileiras.

Do ODS 9, a Confirm8 colabora com as metas: 

  • 2: aumentar significativamente a participação da indústria no setor de emprego e no PIB;
  • 4: eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos;
  • 5: melhorar as capacidades tecnológicas de setores industriais em todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, inclusive, até 2030, incentivando a inovação;
  • 6: Facilitar o desenvolvimento de infraestrutura sustentável e resiliente em países em desenvolvimento, por meio de maior apoio financeiro, tecnológico e técnico aos países africanos, aos países menos desenvolvidos, aos países em desenvolvimento sem litoral e aos pequenos Estados insulares em desenvolvimento;
  • 7: agregação de valor às commodities;
  • 8: Aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação nos países menos desenvolvidos. 

ODS 8 | Trabalho decente e crescimento econômico

Com o uso da tecnologia da Confirm8, as indústrias conseguem:

  • Reduzir o tempo operacional (homem/hora), promovendo menos desgaste físico e mental do trabalhador;
  • Otimização de etapas de processos, possibilita eficácia e economia e menos desperdício de recursos;
  • Aumento de satisfação de clientes finais melhora a relação comercial, a fidelização e melhoram a imagem organizacional para a entrada de novos clientes;
  • Redução de glosas contratuais mantém a fluidez de trabalho;
  • Assegurar conformidade dos processos protege o trabalhador de possíveis erros humanos ou situações de risco à sua vida e de seus colegas.

Com isso, do ODS 8, a Confirm8 colabora com as metas:

  • 2: Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação (…);
  • 4: Melhorar progressivamente, até 2030, a eficiência dos recursos globais no consumo e na produção, e empenhar-se para dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental (…);
  • 8: Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores.

ODS 16 | Paz, justiça e instituições eficazes

Com a digitalização de processos, captura de dados mais confiáveis, os relatórios em tempo real fornecem transparência, confiabilidade e reduz fraudes.

Do ODS 16, a Confirm8 colabora com as metas:

  • 5: Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas;
  • 6: Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.

ODS 4 | Educação de qualidade

Para os trabalhadores poderem utilizar da tecnologia, é necessário uma capacitação sobre o sistema e sobre as normas de trabalho, os riscos envolvidos, os cuidados à saúde e como evitar acidentes e os equipamentos necessários de segurança. O perfil de trabalhadores são de pessoas com menor grau de formação, mas com o uso da tecnologia houve maior aderência às normas e procedimentos e o aumento da qualidade das informações.

Do ODS 4, a Confirm8 colabora com a meta:

  • 4: Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.

ODS 3 | Saúde e bem-estar

Como a Confirm8 possui clientes atuantes em plataformas offshore, capacitar e conscientizar os trabalhadores sobre questões de higiene e limpeza é fundamental para a salubridade do ambiente de trabalho. 

Do ODS 3, a Confirm8 colabora com as metas:

  • 3: Até 2030, acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis;
  • 5: Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool;
  • 9: Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar e água do solo;
  • 13: Reforçar a capacidade de todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, para o alerta precoce, redução de riscos e gerenciamento de riscos nacionais e globais de saúde.

ODS 1 | Erradicação da pobreza

O operador do sistema Confirm8 é um público mais vulnerável, com grau baixo de escolaridade. Com a implementação do sistema, eles são capacitados e educados e isso possibilita que eles se tornem profissionais mais valorizados e com possibilidade de seu aumento de renda e cargos.

Do ODS 1, a Confirm8 colabora com a meta:

  • 1: Até 2030, erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares, atualmente medida como pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia.

ODS 10 | Redução das desigualdades

Com a tecnologia disponível, os operadores precisam de capacitação apenas, o que elimina qualquer tipo de discriminação para a realização do trabalho.

Do ODS 10, a Confirm8 colabora com as metas:

  • 2: Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra;
  • 3: Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados.

ODS 11 | Cidades e comunidades sustentáveis

Com auxílio do sistema da startup, indústrias podem controlar suas emissões de poluentes no ar e evitar o grande desconforto que cidades em torno delas sentem.

Do ODS 11, a Confirm8 colabora com a meta:

  • 6: Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.

ODS 6 | Água potável e saneamento e ODS 7 | Energia limpa e acessível

Atuando em embarcações offshore, local que todos à bordo moram durante o períodos de trabalho, é um ambientes de extremo risco de contaminação de alimentos e água, além de transmissão de doenças. Sem contar com os riscos dos processos industriais. A tecnologia Confirm8 sistematiza processos para garantir a segurança de todos à bordo. O sistema colabora com o manejo dos resíduos alimentícios e no geral, gestão da água e todos os processos industriais, que envolvem materiais perigosos e danosos ao meio ambiente.

Já no setor de energia, a Confirm8 é utilizada para otimizar os processos de geração e transmissão de energia elétrica das indústrias.

Do ODS 6, a Confirm8 colabora com as metas:

  • 3: Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.
  • 4: Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água.
  • 6: Até 2020, proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.
  • 8: Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.

Do ODS 7, a Confirm8 colabora com a meta:

  • 1: Até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia.

ODS 12 | Consumo e produção responsável e ODS 13 | Ação contra a mudança global do clima

O sistema da startup sistematiza processos e, pode parecer inacreditável para quem não é da área industrial, mas como os espaços são muito grandes, os funcionários numerosos, a incontável quantidade de ativos para gerir, existe muita perda, falta de registro, esquecimento, dados errados e assim por diante. Com a tecnologia, isso tudo não acontece. Tudo deve ser registrado ou o serviço não fica finalizado e os supervisores podem sempre acompanhar em tempo real. Então há uma eficiência no uso de recursos imensa, redução de perdas e desperdícios louvável (no sentimento daqueles que lidam com isso diariamente), e é possível ter mais tempo e atenção aos impactos ambientais e sociais. Então, com o aumento da produtividade, a indústria consegue criar mais processo para ganhar eficiência no consumo e produção e impactar de forma mais sustentável seja nos resíduos seja nas emissões de gases estufa. 

Do ODS 12, a Confirm8 colabora com as metas:

  • 2: Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.
  • 4: Até 2020, alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.
  • 5: Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.
  • 6: Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.

Do ODS 13, a Confirm8 colabora com as metas:

  • 3: Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.
  • 5: Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz, nos países menos desenvolvidos, inclusive com foco em mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas.

Caso possua dúvidas e tenha interesse em saber mais sobre o trabalho da Confirm8, entre em contato com eles: www.confirm8.com.

Depoimentos

Seguem depoimentos postados em nossa comunidade.

Encontro fantástico, alto nível de debates. Insights incriveis e business rolando.

Cesar Kawamura

@Lenah Sakai 🙂 eu que agradeço pela oportunidade de aprender muito mais! Precisamos de mais dinâmicas e iniciativas assim. Parabéns pela organização e pelo nível dos participantes.

Otavio Yamanaka

Pessoal muito obrigada pelo encontro de ontem, super produtivo, gerou vários insights pra gente aqui. Obrigada @Lenah Sakai 🙂 e @Wagner Marcelo pela organização!

Marcella Thais

Muito obrigado pelo encontro. Como disse vejam as ODS como fonte de inovação e não apenas como métricas.

Marcio Dupont

Ótimo encontro, enriquecedor! Muito bom poder absorver um pouco do conhecimento de todos.

Thiago de Souza Morais

Gostaria de agradecer e parabenizar pelo evento foi muito proveitoso💚

John Leno de Souza

“Muito bem organizado, assuntos tratados e networks otimas.”

“Foi boa a apresentação e a participação da “plateia””

“A diversidade dos participantes foi boa.”

Depoimentos anônimos de pesquisa de satisfação

Não perca nossos próximos eventos

Agora contamos com nossa comunidade no Meetup, rede social para postarmos nossos eventos (físicos e online) da comunidade green business.
Lá, você poderá ser notificado dos próximos eventos e colocá-los facilmente em sua agenda!

Atualização sustentável

Receba oportunidades, editais, eventos e conteúdo exclusivo diretamente em seu email.

Cadastre-se

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Green Business Post.

Republique nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *