Busca aprender sobre negócios e torná-los mais sustentáveis? Conheça o CONES, uma oportunidade de aprender e fazer muitas conexões interessantes!

*Por Lenah Sakai | 26 nov 2019

Com a proposta de aprimorar a sustentabilidade organizacional, foi lançado o CONES – Confraria de Negócios Sustentáveis, um encontro organizador pelo Green Business Post para disseminar o uso das estratégias de negócios sustentáveis.

Antes de sair adotando práticas de impacto positivo, as organizações precisam saber identificar seu foco de atuação para poder utilizar de seus recursos da melhor forma possível e beneficiar o meio ambiente, a sociedade e a própria empresa.

O encontro CONES ocorreu no Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e foi possível homenagear as empreendedoras presentes.

Vamos para um breve resumo do evento.

Welcome-coffee

O evento contou com contribuidores que possibilitaram o welcome-coffee e os participantes aproveitaram para, matar a saudade em algumas guloseimas e fazer muito network já no início do evento!

Gostaríamos de agradecer a todos que contribuíram e possibilitaram uma experiência mais bacana e acolhedora aos participantes!

Benefícios

Os negócios que buscam ser mais sustentáveis podem aproveitar de inúmeros benefícios e vantagens:

  1. Novas competências > competitividade: criar iniciativas de impacto positivo traz, consequentemente, novas competências.
  2. Reputação forte > confiança e vendas: quando seus parceiros comerciais ou clientes confiam na sua empresa, devido às suas ações sociais e preocupações reais com as futuras gerações, os stakeholders tendem de te dar preferência.
  3. Retenção de talento > orgulho e lealdade: quando os funcionários sabem os impactos positivos que estão causando com seu trabalho, eles podem desenvolver maiores motivos de continuarem nesse ambiente de trabalho.
  4. Mudança das regras do jogo > liderança: quando a empresa já está a frente de questões (socioambientais) que somente depois são cobertas por legislações ou difinições de mercado, a empresa fica na liderança com menos esforços de se adequar às demandas.
  5. Lucro > crescimento e investimentos: tendo a preferência e confiança de parceiros e clientes, a empresa poderá ter resultados melhores. Aos olhos de investidores, empresas mais sustentáveis possuem menos riscos para investimentos.
Participantes do CONES durante dinâmica descontraída.

Estratégia de negócios sustentáveis

Não é possível ter todos os recursos (pessoas, dinheiro, materiais, tempo etc) e fazer tudo, por isso é necessário identificar o foco de trabalho de cada empresa para melhor beneficiar o lado socioambiental e o próprio negócio.

Tendo isso em vista, de forma muito resumida, aqui seguem 5 estratégias interessantes para colocar no radar:

  1. Eco-efficiency (eco-eficiência): clientes pagam por preços baixos e o foco de trabalho é em processos internos da empresa, com redução de impacto ambiental para a redução de custos.
  2. Beyond Compliance Leadership (liderança além do compliance): clientes e stakeholders estão preocupados com os impactos socioambientais e a empresa foca em processos internos, buscando certificações, auditorias, ações voluntárias e o que ela puder para valorizar as pessoas e o meio ambiente.
  3. Eco-branding (marca eco): os clientes compram pelos atributos ecológicos e a empresa investe na diferenciação sócio-ambiental do produto/serviço.
  4. Environmental Cost Leadeship (líder de custo ambiental): o cliente paga por preços baixos, mas se importa com o envolvimento ambiental da empresa, que busca reduzir custos ao reduzir os impactos ambientais em processos predominantemente externos.
  5. Blue ocean (oceano azul): a empresa busca atuar em um mercado ainda não explorado, criando uma solução inovadora e disruptiva, o que pode ser muito útil para resolver os principais problemas sociais e ambientais globais.
Participantes do CONES durante apresentação de conteúdo.

Análise de negócios

Ao final do evento, analisamos a Ohquidea, uma empresa que visa levar a sensibilização quanto ao descarte de orquídeas ao mesmo tempo que trabalha o engajamento ambiental e social das pessoas.

Fundada por Cesar Kawamura, as atividades contam com o apoio familiar do empreendedor e diversos voluntários que abraçaram a causa.

Analisando o estágio organizacional, como estão praticamente sozinhos no mercado, eles se enquadram na estratégia Blue Ocean e agora é o momento de fazer as parcerias estratégicas e crescer. Aconselhamos a Ohquidea a focar nisso primeiramente.

Posteriormente, a Ohquidea pode adotar a estratégia Eco-Branding, já que seus clientes pagam pela causa. Eles podem melhorar ainda mais na diferenciação do serviço e relacionamento com parceiros-chave.

O evento Cones foi algo que surpreendeu pela qualidade da discussão. Submeti à avaliação da Lenah, que executou análise do modelo de negócio com amplitude surpreendente!
Seria bem legal que todos pudessem ter este feedback construtivo, poupando esforços e recursos tão importantes.

Cesar Kawamura, fundador da Ohquidea

Lançamentos

Estamos trabalhando para lançar conteúdos que possam colaborar com o conhecimento dos empreendedores e profissionais que atuam em negócios que querem ser mas sustentáveis.

Além de conteúdos e cursos, ferramentas, eventos e novas versões de ferramentas que já existem. Caso tenha interesse, responda ao formulário no botão abaixo e seja o primeiro a saber dos lançamentos!

Depoimentos

Seguem depoimentos postados em nossa comunidade.

Sensacional o evento!!! Parabéns @Lenah Sakai 🙂 e @Wagner Marcelo precisamos de espaços para ampliar a consciência da diferença que cada indivíduo pode fazer no mundo.
Podem contar com a minha presença no próximo encontro! 💚🦋🙌

Renata Ankowski

Grato pela troca de conhecimentos @Lenah Sakai 🙂! Esse evento reuniu profissionais interessantes e produtivos, em boa parte do encontro.

Thiago Ermano

Bom dia a todos! O encontro de ontem foi excelente! Parabéns aos organizadores, a PUC, aos participantes e um especial agradecimento à Lenah pela iniciativa do encontro e conteúdo apresentado!

Pedro Domingues

Atualização semanal

Receba oportunidades, editais, eventos e conteúdo exclusivo diretamente em seu email.

Cadastre-se

Apoie o canal 🙂

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Green Business Post.

Republique nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *