Compreenda além do que é apresentado sobre cases de desenvolvimento sustentável e se aprofunde mais sobre conceitos e práticas que são diferenciais competitivos nos negócios

*Por Lenah Sakai | 22 out 2019

Tendo como base o artigo  3 Cases de Desenvolvimento Sustentável Organizacional, vamos entender como você pode iniciar a sua busca por práticas sustentáveis ao se inspirar nos cases citados no artigo. Caso não tenha lido o artigo ainda, recomendamos que o faça, para melhor compreender nossa linha de raciocínio e os resultados obtidos pelas empresas.

Você já parou para analisar como funcionam os processos de seus fornecedores?

    A Natura fez um trabalho de assessoria com seus fornecedores, que são pessoas pouco instruídas, cuja renda depende da coleta de matéria-prima da floresta. Ao identificar que eles eram muito frágeis na relação de negócios ela resolveu agir.

A empresa, basicamente, procurou entender como funcionam os processos de seus fornecedores e buscou sanar os problemas. Ela identificou, com uma visão macro, que as atividades, como estavam, prejudicaria a sustentabilidade do negócio de todos os envolvidos. 

Então, ela interveio, propondo mudanças. E, sabendo que é a grande empresa da relação, ela realizou o “Give First”, ou seja, colaborou com algo primeiro, para que os stakeholders menores pudessem se beneficiar, se transformar e sobreviver, para então conseguirem entregar de volta o combinado já com o resultado das mudanças implementadas.

Quais as mudanças que trariam benefícios à sua empresa e aos seus stakeholders? Quais os problemas que devem ser resolvidos para conseguir esses benefícios?

Você já tentou algo diferente para se comunicar com seus funcionários?

    O Grupo Ultra sabe da importância de manter seus funcionários alinhados aos valores da companhia. Então, ela buscou uma forma alternativa e eficaz de passar o conteúdo desejado a eles, utilizando-se dos conteúdos lúdicos dos filmes corporativos.

    Como ela possui muitos funcionários, essa foi uma solução inteligente de atrair a atenção deles, ao mesmo tempo que proporciona momentos de entretenimento e integração. E o público absorve, de forma “osmótica”, as mensagens que a empresa quer passar, sem precisar de muito esforço mental, como ocorreria se a empresa emitisse um comunicado para leitura de todos, no qual, poucos realmente leem.

    Quais conteúdos são necessários de serem reforçados aos seus funcionários? Quais formas lúdicas existem para se passar esse conteúdo? 

Você busca inovar nos negócios, mas não consegue?

    A Nexa sabe que é uma empresa grande e que precisa manter seu foco em suas atividades para ser eficaz. Porém, ela também sabe que precisa investir em inovação para melhorar seus processos e ampliar seu modelo de negócios. Então, ela buscou se aproximar e investir em empresas inovadoras, as startups, para atender essa necessidade que possui.

    Ela criou um programa, no qual, ela pode dar suporte e acompanhar o desenvolvimento de startups. Isso para que, futuramente, ela possa negociar a utilização das soluções criadas, através da compra dos serviços, ou ao tornar-se sócia, ou, até mesmo, ao comprar a startup como um todo para criar um braço na companhia.

    Qual a sua área de atuação e quais os gargalos e problemas que possui? Como atrair startups para perto de sua empresa?

Atualização semanal

Receba oportunidades, editais, eventos e conteúdo exclusivo diretamente em seu email.

Cadastre-se

Apoie o canal 🙂

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Green Business Post.

Republique nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *